Mesa Diretora da Câmara propõe redução no salário dos vereadores

img
#várzeaalegre 26 DE JANEIRO DE 2017
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre, presidida por Alan Salviano (PMDB), surpreendeu a população varzealegrense ao propor a redução do percentual dos subsídios do salário dos edis nesta legislatura. Não houve pressão popular para que a proposta vingasse. Na verdade, a população até já havia aceitado os percentuais aprovados ao fim da última legislatura pelos antigos vereadores. À época houve burburinhos e críticas na redes sociais sobre os novos valores que poderiam vir a ser pagos aos vereadores, mas como sempre acontece, o assunto acabou caindo no esquecimento.

Na Sessão da Câmara desta quarta-feira (25), o presidente Alan Salviano colocou a Resolução Nº 005/2016 para ser reanalisada pelas comissões da Casa, no intuito de reduzir a percentagem de aumento do salários dos edis, que pode chegar a até 30% do que recebe um deputado estadual. Ano passado, de acordo com a resolução aprovada pelos antigos edis, o vereador atual passaria a receber R$ 7.566, 67 (sete mil, quinhentos e sessenta e seis reais e sessenta e sete centavos) mensalmente. Já o presidente da Casa passaria a receber R$ 9. 826, 77 (nove mil, oitocentos e vinte e seis reais e setenta e sete centavos).

Para Alan Salviano, este não é o momento de aumentar salários dos vereadores, em razão da crise econômica que o país atravessa e das dificuldades financeiras que atingem os municípios. "A gente vê a maioria das famílias com dificuldades em fechar suas contas no final do mês. Então teve a consciência de não atender o que está estabelecido na resolução do ano passado, e estamos propondo uma redução nesse aumento que foi dado nos subsídios" - disse Alan. O presidente da Câmara explica que em termos percentuais, o aumento aprovado chega em torno de 26, 13%, o que para ele, está fora de um patamar aceitável no momento. Alan Salviano está propondo que ao invés dos 26, 13%, o aumento nos subsídios seja aplicado de acordo com o apontado pela inflação, algo em torno de 6, 29%. "Existem metas a serem alcançadas, como a construção da sede própria do legislativo, existe a Lei de Responsabilidade Fiscal que deve ser respeitada, existem os índices com gasto de pessoal que devem ser observados, enfim, é preciso entender que não é o momento de aumentar salário de forma exorbitante" - completou.

A resolução aprovada no ano passado, deixa uma margem de aumento de subsídios em até 30% para vereadores de cidades com dez mil e um a cem mil habitantes, como é o caso de Várzea Alegre, que atualmente tem cerca de 40 mil habitantes. O que quer dizer há um teto a ser seguido, mas a sua aplicação máxima não é obrigatória. "Não estou querendo fazer politicagem. E espero que os vereadores entendam o mérito da proposta, que é o de adequar o salário do edil à nossa realidade econômica" - enfatizou. O projeto de resolução irá a análise e votação nas próximas sessões.

Fonte: Várzea Alegre.com

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito