Cícero Isidório destaca na Câmara ações da secretaria de Agricultura e o Hora Trabalhada

img
#várzeaalegre 22 DE FEVEREIRO DE 2017
O secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre, Cícero Isidório, participou nesta quarta-feira, 22, da sessão da Câmara Municipal de Vereadores.
O secretário expôs a missão da secretaria e destacou programas tocados pela pasta, tais como, Garantia Safra; implantação de Cisternas de Polietileno; projetos São José e Água Para Todos; Quintais Produtivos; Fogões Sustentáveis (Fogões Ecológicos); programas PAA e PNAE; Programa Mais Leite e Renda; Assistência Técnica; Qualificação Profissional; UMC - Unidade Municipal de Cadastro; Programa Terra Trabalhada e Apoio à distribuição de sementes do Hora da Plantar; Viveiros de Mudas; e Sala do Empreendedor - em parceria com o SEBRAE.
No caso do Viveiro de Mudas, passa a funcionar desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente neste ano, e em relação ao Sala do Empreendedor, o programa teve o convênio encerrado em 2016.
O secretário achou pouco o tempo de 13 minutos, dado pela Mesa Diretora da Câmara, através do presidente Alan Salviano (PMDB), para falar sobre as ações da secretaria e disse ao presidente que, caso um secretário consiga expor as ações de uma secretaria dentro desse tempo, é melhor que a pasta seja extinta, pois não estará executando nada.
Quanto ao programa Terra Trabalhada, o vereador explicou que sua aplicação se dar de um ano para outro, com a etapa de discussão de convênios, cadastro e seleção de beneficiários entre outubro e dezembro e a sua efetivação no preparo de solo dos agricultores entre dezembro e o início do ano seguinte.
Segundo Isidório, o programa foi prejudicado por questões da crise financeira, tendo sido realizado para a safra 2014/2015, mas não teve como ser realizado para o período de 2015/2016, por conta da não quitação dos convênios com as associações que prestaram serviço no preparo do solo com seus tratores.
O secretário disse que houve um questionamento na Câmara, feito pelo vereador Marcelo Fladson (SD), sobre a prefeitura não ter feito aditivo para o programa acontecer neste ano. Ele explicou que mesmo que tivesse sido feito o aditivo, por questões de ordem financeira e não por falta de vontade da gestão, o programa poderia vir a não acontecer. “Não foi feito convênio via aditivo porque o município não tinha feito o pagamento do ano 2015/2016. Se tivesse o convênio, dificilmente seria feito o programa. Não por falta de compromisso, mas problemas financeiros”, disse.
O vereador Zé Batista (PR), pediu atenção do secretário de Desenvolvimento Agrário para os cadastros do Garantia Safra, alertando que agricultores deixam de receber o benefício por falhas nos cadastros informados à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará - SDA “Coloque pessoas de responsabilidade para fazer o cadastro”, orientou.
O secretário esclareceu que quanto aos cadastros os problemas são diversos e que sempre houve compromisso. Ele citou problemas de pessoas cujos nomes em documentos, por exemplo, o sobrenome “Sousa”, é escrito com “S” e em outro documento, essa mesma pessoa tem a grafia do sobrenome Sousa com “Z”. O secretário, porém, garantiu que estará vigilante para que os agricultores não sejam prejudicados.
O vereador Michael Martins (PT), quis saber de Cícero Isidório qual era o orçamento para a secretaria de Agricultura, já que de todos os programas citados, acontecem por meio de parcerias, sendo apenas o Hora Trabalhada, totalmente do município.
De acordo com o secretário, não tinha na ocasião orçamento para 2017 e nem o do ano passado. Quanto ao programa Hora Trabalhada, disse que é feito uma previsão e às vezes não é possível executar a ação. Ele disse que será realizado trabalho para manter recursos para o programa acontecer programa de 2017 para 2018.
Isidório disse que para ser justo com a administração do ex-prefeito Vanderlei Freire, o débito dos convênios do Hora Trabalhada 2015/2016 só foi quitado em 2017, sendo com recursos deixados da gestão anterior.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito