Saúde, estradas, segurança, educação e questão hídrica marcam a IV Sessão Itinerante no Ibicatu

img
#várzeaalegre 18 DE OUTUBRO DE 2017
A Sessão Itinerante dessa quarta-feira, 18, foi um pouco distante da sede, uns 30 Km para ser mais preciso. A IV Sessão foi realizada no Sítio Fortuna, sede do Distrito de Ibicatu, na Quadra Esportiva Frutuoso José da Silva, da Escola Municipal Maria Siebra. Com localização: Região Oeste do Município o distrito possui 19 sítios, teve criação em 1938 (Decreto Estadual N° 448), fundador: Jorge de Lima Siebra. A sua economia é agropecuária e mineração. De Toponímia: De origem Indígena; sua Área é de 125 km². Hidrografia: Riacho da Fortuna e Riacho do Muquém; Relevo: Serra do Iputí e o turismo mina de ouro da Fortuna. É o Berço do tricampeão da Olimpíada Brasileira de Matemática Ricardo Oliveira.

A sessão teve início em torno das 18h40, os edis fizeram uso da tribuna e apresentaram suas matérias. O vereador do distrito, Pedro Bitu (PSDB), fez várias reivindicações de melhorias para a comunidade, especialmente na área hídrica. Ele disse que o prefeito Zé Helder deve muito ao distrito e citou obras realizadas na comunidade pelos ex-prefeitos João Eufrásio e Vanderlei Freire.

Na Participação Popular 15 era o número certo de participantes, mas não compareceram todos. Alunos das escolas municipais Maria Siebra de Morais e Joaquim Alves de Oliveira, estiveram participando.

O Pastor Daniel Lima nomeou duas questões, a primeira sobre a parede do açude da vacaria. Ele disse que a comunidade está preocupada, pois o reservatório foi criado há 20 anos e nunca houve uma reforma. A comunidade teme de arrombamento na próxima cheia. O segundo fato, se deve a poeira em frente à Escola Joaquim Alves de Oliveira, ele solicitou que a seja colocado ao menos 100 metros de piçarra branca.

A professora da Escola Joaquim Alves de Oliveira, Francisca Pereira, solicitou reparos na passagem molhada da Fortuna.

Mikaele Lima da Silva - Estudante - Escola Joaquim Alves de Oliveira destacou o sistema de abastecimento de água que não chega à todas as residências ela pediu ampliação do sistema.

Já o Professor Ilário Alencar frisou a questão do uso de armas nas fazendas solicitou dos edis que pressionem os deputados federais. Ele também falou da construção de lombadas, cisternas abandonadas, para ele um desperdício.

Já a Professora Josilene Caldas solicitou melhorias na escola Joaquim Alves de Oliveira em que trabalha na Vacaria. Ela pediu a conclusão da construção de uma Quadra Poliesportiva, onde se encontra ha três anos em tal situação. Solicitou a finalização da obra que ficou em ruínas, a construção de um muro ao redor da escola e a visita de forma esporádica da Polícia Militar.

A Aluna Raíssa de Lima Ferreira falou de uma passagem molhada do Sítio Vacaria.

O José Duarte Neto outro aluno destacou que o atendimento do PSF tem sido realizado na escola Joaquim Alves de Oliveira e tumultua o ambiente escolar. Ele ainda falou da reforma da escola do sítio Gabriel e da carência na área de odontologia.

O cidadão Francisco de Assis de Sousa de Croatá reivindicou o trecho da ladeira de lá, que em época de chuva fica intransitável. Pediu calçamento e solicitou um sistema de abastecimento de água já que a água chega através de cacimbão particular.

O Suplente de Vereador pelo PRB Cícero Cordeiro falou da energia para um poço artesiano recém-construído e ampliação de passagens molhadas.

Milena Fernandes - Aluna da comunidade de Fortuna tratou da escassez de água. A outra aluna, a Taís Costa, cobrou a instalação de uma turma de nono ano para a escola da fortuna, que não tem por conta do número mínimo de alunos e Samira de Sousa melhoria de acesso das estradas.

O Presidente da Associação Comunitária da Vacaria e Sítios Vizinhos, Valdivan Bezerra falou de projetos de abastecimento de água. Da atenção aos sítios Pau Darco e Borrocão um sistema de abastecimento ou a ampliação do sítio Vacaria. Ainda nomeou as condições de estradas, a manutenção da ladeira da BR 230 de acesso à estrada da comunidade.

Após a participação popular, o prefeito José Helder que estava acompanhando atentamente as demandas fez o seu pronunciamento. Zé Helder disse que a reunião tem servido para entender melhor os reais problemas das comunidades e sempre solicita a pauta dessas reuniões. Ele afirmou que em oito anos, foram feitas algumas coisas pelo distrito. Como a construção de quadra e coberta, ampliação das escolas da Vacaria e Fortuna, passagens molhadas, calçamento de ladeiras, eletrificações rurais. O prefeito ainda nomeou a atenção especial há pessoas especiais quando se descobriu Ricardo Oliveira, projeto de inclusão social e agradeceu a todos os feitos dos ex-prefeitos.

O gestor mandará fazer reparo antes do inverno e o piçarramento em entrada reivindicada pelo Pastor. Reparo em passagem molhada da Vacaria, será prioridade até o início do inverno. Em relação a questão hídrica ele disse que esteve na semana para levantar a demanda e necessidade de ampliação e refazer projeto que atenda as famílias. Reservar de recursos próprios para perfuração de poços profundos e anunciou a perfuração do poço do Alto Santa Isabel.

E quanto a segurança em breve o município contará com visita de novos PMs. Foi enviado por ele um ofício para ver se consegue pelo menos 4 ou 5 ou 10 policiais para o município. Com relação a saúde bucal ele disse que é um problema sério. Enfatizou que o Ministério da Saúde paga R$2.250 para uma equipe de saúde bucal. A demanda é grande e que todas as cirurgias que estavam na justiça foram resolvidas.

O prefeito disse também que o calçamento das ladeiras da zona rural e a do Croatá será prioridade. Destacou melhorias na parte de energia da comunidade e sobre a indagação de uma aluna quanto a colocação do nono ano, disse que o custo é complexo, mas que não deixará de ver com carinho para manter essa questão. E assim foram dentre outros fatos destacados em sua fala.

Então essa foi a IV Sessão Itinerante, o próximo encontro está programado para o distrito de Canindezinho, com data a ser marcada.
Fonte: Várzea Alegre Agora

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito