Com debate sobre concurso público vereadores encerram ano legislativo 2023

#Matérias POR R. TELES 13 DE DEZEMBRO DE 2023

Sob a presidência do vereador Alan Salviano (MDB), a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre encerrou o ano legislativo de 2023 votando em segunda discussão o Projeto de Lei nº 051/23. O projeto versa sobre a regulamentação de normas gerais para o ingresso no serviço público por meio de concurso público, a criação de cargos de provimento efetivo e a adoção de outras providências, de interesse do Poder Executivo Municipal.

Na sessão desta quarta-feira, 13 de dezembro, houve amplo debate sobre a proposta, tendo como principal questionamento da oposição, com fala mais veemente do vereador e vice-presidente do Legislativo, Michael Martins (PP), a quantidade de vagas, 104, conforme ele abaixo da expectativa e da necessidade do serviço público municipal.

Votaram a favor do projeto os vereadores Kleiton do Bar (MDB), Maiko do Chapéu (MDB), Otoniel Júnior (PSD), Ciete do Sindicato (PT), Valdilene Bitu (PSD), Dra. Luciana Rolim (PDT), Menésia Simião (PT), Dedé da Topique (PSD), Luiz do Conselho (PP), Pedro Bitu (PP) e Marcelo Fledson (PP). O vereador Michael Martins manteve a posição da semana passada votando contra a proposta, não alinhando seu voto com os demais parlamentares da oposição.

Na última sessão legislativa do ano, os vereadores ainda debateram diversos assuntos de interesse da população, como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, e também fizeram suas prestações de contas com relação ao desenvolvimento de seus mandatos em 2023.

Alan Salviano considera que o trabalho do legislativo foi muito bom, tendo apreciado com celeridade as matérias de interesse da população, ampliando a participação popular na Câmara Municipal com a Tribuna Livre, implantação da Escola Legislativa, Tour Legislativa, entre outras ações.

Neste ano a CMVA ganhou projeção nacional com o presidente recebeu o prêmio "Presidente Destaque Nacional", por sua gestão à frente do Poder Legislativo Municipal, concedido pela UVB - União dos Vereadores do Brasil durante o 59º Congresso Nacional de Gestores e Legislativos Municipais no mês de novembro. A vereadora Menésia Simião do PT também recebeu o prêmio "Medalha Top Legislativo 2023" no mesmo evento.

O líder da oposição, vereador Luiz do Conselho (PP), considera que a oposição fez um trabalho coerente, com responsabilidade, analisando as matérias, denunciando quando necessário, cobrando na mesma intensidade e com responsabilidade, dando ao povo de Várzea Alegre um debate correto e democrático.

Ainda na sessão houve momento para entrega de homenagens como moções de aplausos.

Fotos: Fábio Oliveira