Concurso Público em VA foi o tema central da reunião dos vereadores

#Sessões POR R. TELES 13 DE MARÇO DE 2024

Na sessão da Câmara de Vereadores realizada nesta quarta-feira (13), sob a presidência do vereador Alan Salviano (MDB), um dos principais assuntos foi o edital do concurso público para provimento de vagas no serviço público municipal de Várzea Alegre.

Os vereadores oposicionistas que subiram à tribuna reclamam que as vagas ofertadas no edital não correspondem à real necessidade de servidores do município, tendo em vista os contratos temporários na prefeitura.

Os vereadores situacionistas defendem que a realização do concurso é prerrogativa da Prefeitura, cabendo aos vereadores discutir a lei, debater, sugerir e cobrar. Também ressaltam a necessidade de entender o zelo da gestão com o equilíbrio financeiro e fiscal, observando, por exemplo, os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo as informações o edital do concurso disponibiliza um total de 128 vagas. Destas, 113 destinam-se à Prefeitura Municipal e 15 à Câmara Municipal de Vereadores. Adicionalmente, o município oferece 52 vagas para cadastro reserva, enquanto a Câmara possui 45 vagas para o mesmo fim.

Os vereadores também apreciaram, na reunião desta quarta-feira, as contas de governo do prefeito Zé Helder (MDB), referentes ao exercício financeiro de 2018.

As contas de governo já tinham parecer pela aprovação dado pelo TCE - Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores também deu parecer favorável à aprovação das contas, que passaram no plenário com o voto unânime dos vereadores presentes.

Ainda na sessão, representantes do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos no Ceará foram homenageados na Câmara com uma Moção de Congratulação, proposta pelo vereador Michael Martins (PP), vice-presidente do Poder Legislativo.

Fotos: Fábio Oliveira