Câmara Municipal de Várzea Alegre debate soluções para redução de acidentes na BR-230

Por R. Teles 26/02/2025 #Sessões
img

Foto:

Nesta quarta-feira, 26, a Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Alegre realizou a 6ª sessão do primeiro período legislativo, sob a presidência da vereadora Menésia Simião (PT). O encontro foi marcado por intensos debates sobre a segurança no trânsito, principalmente no trecho urbano da BR-230, onde na noite anterior, 25, ocorreu um acidente fatal envolvendo o catador de materiais recicláveis Célio Alves de Freitas, de 45 anos.

O vereador Joaquim Gabriel (PP) foi um dos primeiros a se manifestar, destacando a frequência alarmante de acidentes no trecho e reforçando a necessidade de medidas adicionais, como a instalação de lombadas eletrônicas e melhoria da iluminação pública. "A solução é justamente a implementação de lombadas eletrônicas. Prova disso é que na CE-060, onde existem algumas lombadas, a taxa de fatalidade é quase zero", ressaltou.

O vereador Otoniel Júnior (PSD) lamentou a perda de Célio Alves, ressaltando a necessidade de iluminação adequada no trecho onde ocorreu o acidente. Ele mencionou um requerimento de sua autoria, protocolado desde 2020 junto ao DNIT, solicitando melhorias na iluminação, mas que ainda não recebeu resposta. "Precisamos unir forças para trazer resolutividade para algo que a população clama por urgência", pontuou. Também disse de uma solicitação para implantação de uma lombada eletrônica na área pela PRF - Polícia Rodoviária Federal, que foi negada com a justificativa de que a instalção desse tipo de equipamento não estava na política de ampliação da PRF.

A vereadora Valdilene Bitu (PSD) expressou seu pesar pela tragédia e destacou a importância de medidas efetivas para evitar novas perdas. O vereador Dedé da Topic (PSD) reforçou a necessidade de providências urgentes, mencionando que a falta de iluminação no local contribui para a ocorrência de acidentes.

Marcelo Fledson (PSB) sugeriu que, caso as solicitações não sejam atendidas, a população e os vereadores devem organizar manifestações e atos de protesto para chamar atenção das autoridades competentes. "Só mandar ofício e requerimento não resolve. Se nada for resolvido, vamos para as ruas, fechar a BR e exigir uma solução imediata", afirmou.

A vereadora Ciete do Sindicato (PT) também se solidarizou com a família de Célio Alves e enfatizou a necessidade de unir esforços entre os poderes Legislativo e Executivo, juntamente com a sociedade civil, para pressionar o DNIT e demais órgãos competentes a adotarem medidas concretas.

Luiz do Conselho (PSB) lamentou a demora na implementação de soluções para o problema, mencionando que a pauta já é discutida há anos sem avanços significativos.

A presidente da Câmara, Menésia Simião (PT), enfatizou que a segurança no trânsito deve ser uma pauta prioritária, tanto para o Legislativo quanto para o Executivo municipal. Ela destacou que campanhas permanentes de educação no trânsito podem ajudar a reduzir acidentes e reforçou a necessidade de uma maior fiscalização e sinalização adequada.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 Assesi. Todos os direitos reservados.