Câmara de Vereadores recebe estudantes para aula de cidadania

#Matérias POR R. TELES 05 DE MAIO DE 2023

Nesta sexta-feira, 05 de maio, a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre recebeu cerca de 25 alunos do primeiro ano da Escola Maria Afonsina Diniz Macedo. A visita faz parte do cumprimento da disciplina eletiva "Controle Social e Cidadania", e teve como objetivo aproximar os jovens alunos dos conhecimentos sobre o funcionamento das instituições públicas, especialmente, da Câmara de Vereadores.

A recepção dos estudantes contou com as presenças dos vereadores Alan Salviano - Presidente da Casa Legislativa, Michael Martins - Vice-Presidente da Câmara, Pedro Bitu - 1º Secretário da Câmara Municipal, e Kleiton do Bar - 2º Secretário do Poder Legislativo. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Maria Lucimar (Professora Dedê - ex-vereadora) e Cecília Bitú, além do colaborador Felipe Ferreira.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer o plenário da Câmara de Vereadores, onde foi simulada uma sessão legislativa com a composição da Mesa Diretora e plenário, os gabinetes dos parlamentares e a estrutura organizacional do Legislativo. Para o presidente da Casa Legislativa, Vereador Alan Salviano, a visita foi de grande importância para a formação cidadã dos jovens alunos. "É uma grande satisfação receber os alunos da Escola Maria Afonsina Diniz Macedo aqui na Câmara de Vereadores. Acredito que é fundamental que as futuras gerações conheçam o funcionamento das instituições públicas e sejam capazes de exercer a cidadania de forma plena. A Câmara de Vereadores de Várzea Alegre está sempre de portas abertas para receber os estudantes e contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e democrática. Queremos que a comunidade participe e visite mais a Câmara de Vereadores", destacou o vereador.

A diretora da Escola Maria Afonsina, Alice Bezerra, no ofício solicitando o espaço para visitação dos alunos, destacou que "o intuito era o de aproximar os jovens alunos dos conhecimentos sobre o funcionamento das instituições públicas, promovendo, assim, o afastamento do analfabetismo político."