Paratletas varzealegrenses são homenageados na Câmara de Vereadores

#Matérias POR R. TELES 11 DE MAIO DE 2023

Nesta quarta-feira, 10 de maio, os paratletas Joédson Vieira e Gilvan Ferreira foram homenageados com uma Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Várzea Alegre. A homenagem foi motivada pelo excelente desempenho da dupla no Brazil Parabadminton International 2023, realizado em São Paulo, no mês de abril.

O evento reuniu mais de 300 atletas de 36 países em busca de medalhas e melhores posições no ranking internacional. Joédson e Gilvan, que já participaram de 10 competições e somam 12 medalhas, estão classificados para mais uma etapa internacional que será realizada no Chile.

A Moção de Aplausos foi apresentada pela vereadora Valdilene Bitu (PSD) e recebeu aprovação unânime dos parlamentares, que elogiaram os paratletas presentes no plenário da Câmara. A vereadora destacou a importância do projeto Laços de Inclusão, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, do Governo de Várzea Alegre, que acolheu os jovens cadeirantes Joédson Vieira e Gilvan Ferreira e os apresentou ao esporte parabadminton.

"É uma grande alegria poder homenagear esses jovens atletas que tanto orgulham nossa cidade. O projeto Laços de Inclusão é uma prova de que é possível mudar vidas e proporcionar novas oportunidades para pessoas com deficiência. Parabéns, Joédson e Gilvan, por representarem tão bem Várzea Alegre e pelo exemplo de superação que vocês nos dão", destacou a vereadora Valdilene Bitu.

Como eles chegaram ao Parabadminton

Natural de Iguatu Ceará, José Ambrósio Chaves Neto, medalhista paralímpico na modalidade, que visitava Várzea Alegre, apresentou o parabadminton aos jovens atletas. Chaves Neto, como ele é mais conhecido, reside no Distrito Federal há cerca de 20 anos e depois de reagir a um assalto, em fevereiro de 2007, foi baleado com um tiro na cabeça, ficando por seis anos sem conseguir se movimentar. Após esse período, por meio de tratamento, recuperou alguns movimentos e passou a se dedicar ao esporte. O projeto Laços de Inclusão foi uma oportunidade de ouro para novos sonhos para Joédson e Gilvan.