CMVA debate projetos relacionados à participação de jovens estudantes

#Sessões POR R. TELES 17 DE MAIO DE 2023

Na tarde desta quarta-feira, 17 de maio, a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre realizou a 18ª Sessão Ordinária do primeiro período legislativo sob a presidência do vereador Alan Salviano (MDB).

Durante a sessão, foram debatidas e votadas diversas matérias, com destaque para o Projeto de Lei 007/2023, de autoria do vereador Otoniel Júnior (PSD), subscrito pela vereadora Valdilene Bitu (PSD), que propõe a formação de um parlamento "Câmara Mirim" composto por alunos de 10 a 15 anos de idade.

O objetivo desse projeto é proporcionar aos jovens participantes uma iniciação cidadã, validando a importância do parlamento e da política. O vereador autor explicou a dinâmica de funcionamento do parlamento mirim, com a proposta de que ele comece a atuar apenas em 2024. Diante das explanações, os vereadores concordaram em realizar uma reunião conjunta, inclusive com a Secretaria de Educação de Várzea Alegre, para debater mais a proposta.

Outro projeto discutido e aprovado em primeira votação foi o de autoria do vereador Otoniel Júnior, que torna a ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre de utilidade pública. O autor ressaltou a importância desse projeto, uma vez que os trabalhadores da associação contribuem para a coleta seletiva na cidade, colaborando assim para a preservação e conservação do meio ambiente.

Além disso, o Projeto de Resolução 004/23, apresentado pelo vereador Michael Martins (PP), que propõe o "Tour Legislativo", foi incluído na pauta de votação em primeiro turno. Essa proposta visa beneficiar estudantes do nono ano das escolas públicas e privadas de ensino fundamental, oferecendo conhecimento sobre o Poder Legislativo de Várzea Alegre. O vereador autor defendeu a relevância dessa iniciativa no que se refere à educação, fornecendo aos estudantes informações e conteúdos relacionados à cidadania.

Diante das semelhanças entre esses projetos e outros dois de autoria do vereador presidente Alan Salviano, que tratam da implantação da "Escola Legislativa" e do programa "A Câmara Vai à Escola", foi sugerido um debate mais aprofundado. O vice-presidente Michael Martins acatou a proposta e concordou com a necessidade de ampliar a discussão sobre essas propostas.

Uma reunião ficou agendada para a próxima segunda-feira, às 15h, onde os vereadores decidirão sobre o aperfeiçoamento dessas propostas, visando a promoção da participação juvenil e o fortalecimento da educação cidadã no município.