Audiência Pública discute segurança da barragem do açude Olho D'Água

#Audiência POR R. TELES 02 DE JUNHO DE 2023

Na manhã da última quinta-feira, 1º de junho, a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre promoveu uma Audiência Pública para tratar da segurança da barragem do açude deputado Luiz Otacílio Correia, conhecido como Olho D'Água. O evento foi realizado a pedido da vereadora do PT, Ciete do Sindicato, após sua participação em uma reunião da Comissão Gestora do Açude.

A Audiência Pública foi conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano (MDB), e contou com a presença do presidente e do Secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salgado, Wyldevânio Vieira e Furtado Guedes, respectivamente. Também estiveram presentes a coordenadora de Segurança em Barragens da COGERH, Mikaelle Duarte, o Coordenador Regional de Operações da COGERH, Otacílio Neto, membros da Comissão Gestora do Reservatório e representantes da comunidade.

Durante a audiência, foi realizada uma apresentação técnica sobre as condições da parede do reservatório. Foi destacado que a barragem esteve correndo riscos de rompimento, mas foram realizados paliativos que reduziram significativamente essa ameaça, embora seja necessário um monitoramento constante.

Ciete Bezerra relatou que Mikaelle apresentou um histórico do açude, desde a sua construção até os dias atuais, revelando irregularidades desde o início da obra. Além disso, foram identificadas anomalias na parede do açude e no sangradouro a partir de 2022.

A vereadora também informou que foram mostrados os serviços paliativos realizados e avaliado o nível de risco do açude. Como encaminhamento, ficou acordado que será redigida uma carta, assinada pelas autoridades municipais, associações e outros representantes da população. Em seguida, será agendada uma audiência com representantes da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e da COGERH, órgãos responsáveis pelo monitoramento e segurança do açude. O objetivo da carta é cobrar a reestruturação da barragem e a implementação de um plano de contingência.

Ciete enfatizou que a execução do plano de contingência não será imediata, mas ressaltou a importância de cobrar a reestruturação da parede do açude Olho D'Água. Ela tranquilizou a população ao afirmar que, de acordo com a coordenadora de segurança e infraestrutura de Barragem da COGERH, não há risco de arrombamento da barragem, mas é fundamental manter a atenção na preservação do açude.

A Audiência Pública foi um espaço importante para debater a segurança da barragem do açude deputado Luiz Otacílio Correia e buscar soluções efetivas para garantir a tranquilidade da população de Várzea Alegre. A participação das autoridades competentes e a presença ativa da comunidade reforçaram o compromisso em garantir a segurança da região e evitar possíveis problemas relacionados à barragem.

O presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano, ressaltou a importância da união de esforços para enfrentar a situação e destacou que a segurança da barragem é uma prioridade para o município. Ele enfatizou que a Câmara de Vereadores está empenhada em acompanhar de perto todas as ações e cobrar dos órgãos responsáveis as medidas necessárias para garantir a integridade da barragem.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salgado, Wyldevânio Vieira, e o Secretário Furtado Guedes também se manifestaram durante a Audiência Pública, reforçando a importância da cooperação entre os órgãos e a necessidade de um plano de ação efetivo para a segurança da barragem.

O Açude

Localizado no sítio São Vicente, o açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D'Água), teve sua construção iniciada no ano de 1993, na gestão de então prefeito Dr. Pedro Sátiro, pelo 3º BEC - Batalhão de Engenharia e Construção, de Picos - Piauí.

A ordem de serviço foi assinada pelo governador da época, Ciro Ferreira Gomes. Em 1998, no dia 30 de junho, um ano após o encerramento da gestão de Dr. Pedro Sátiro, o açude foi inaugurado pelo governador Tasso Jereissati e pelo então prefeito João Eufrásio Nogueira.

O reservatório foi construído com o objetivo de garantir o abastecimento do açude e por essa razão também foi instalada uma adutora e ficou conhecido com a "obra do século", devido à sua importância para o abastecimento de água da população varzealegrense.