CMVA participa de evento sobre sustentabilidade em Fortaleza

#Matérias POR R. TELES 14 DE JUNHO DE 2023

Nos dias 12 e 13 de junho, o presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre, Alan Salviano (MDB), esteve em Fortaleza participando do evento Oficinas Interlegis, na Assembleia Legislativa, com o apoio da UVC - União dos Vereadores e Câmaras do Ceará.

O objetivo do evento foi promover o alinhamento da Gestão Pública com o tema da sustentabilidade, visando evitar o desperdício de recursos naturais e orçamentários, reduzir impactos ambientais e adotar ações de responsabilidade social por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS).

Durante as oficinas, diversas temáticas relacionadas à sustentabilidade foram abordadas, incluindo legislação, contexto e Agenda 2030 (ONU), contextualização dos Acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU), Plano Logística Sustentável como ferramenta de gestão, elaboração do PLS, matriz de referência para o Legislativo Municipal, construção de indicadores, monitoramento de dados, boas práticas de gestão, desafios e oportunidades.

As oficinas foram ministradas pela instrutora Danielle Abud, doutora em Gestão para Sustentabilidade, e proporcionaram aos participantes um amplo conhecimento sobre os conceitos e práticas que podem ser adotados para tornar a gestão pública mais sustentável.

Além das atividades no evento, Alan Salviano também aproveitou a oportunidade para visitar os estúdios da TV Assembleia, onde teve a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento da emissora. O vereador também cumpriu uma agenda no Gabinete do Deputado Estadual Guilherme Landim (PDT), buscando fortalecer os laços entre os poderes legislativos municipal e estadual.

Outro ponto importante da visita foi a ida às empresas de móveis corporativos e poltronas, com o objetivo de definir o projeto de mobília para o prédio anexo da Câmara Municipal de Várzea Alegre.

O presidente Alan Salviano destacou a relevância do evento e ressaltou a importância de buscar constantemente práticas sustentáveis na gestão pública. "É fundamental estarmos atualizados sobre as melhores práticas de gestão e sustentabilidade. A participação nesse evento proporcionou uma troca de experiências enriquecedora e nos incentivou a implementar ações que contribuam para um futuro mais sustentável em nosso município", afirmou o vereador.