CMVA implanta Ouvidoria, capacita Servidores e amplia atendimento à população

#Gestão POR R. TELES 03 DE JULHO DE 2023

O presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre, Alan Salviano (MDB), anunciou a conclusão do processo de implantação da Ouvidoria do Poder Legislativo durante uma reunião realizada nesta segunda-feira, 3 de julho. Na ocasião, o consultor, Sérgio Mauríllio, ministrou uma capacitação aos servidores da Câmara sobre a Ouvidoria, visando fortalecer os canais de diálogo com a população.

Alan Salviano expressou sua satisfação ao proporcionar um novo meio de interlocução entre a Câmara de Vereadores e os cidadãos varzealegrenses. "Eu me sinto feliz em poder proporcionar, não só aos servidores, assessores, vereadores e vereadoras, mas principalmente à população de Várzea Alegre, mais um canal de interlocução de diálogo com a Câmara de Vereadores, que é a principal representação do nosso município", destacou o presidente da Casa.

O presidente ressaltou que essa iniciativa reforça o compromisso da Câmara em servir à população. "Estamos contribuindo de forma efetiva para o progresso, crescimento e desenvolvimento de nossa comunidade, garantindo que o Poder Legislativo seja atuante e esteja sempre atento a ouvir e atender às demandas da população", enfatizou Alan Salviano.

Sérgio Mauríllio, responsável pela capacitação, destacou que a Ouvidoria da Câmara de Várzea Alegre é completa, oferecendo à população cinco canais de acesso, incluindo atendimento presencial em uma sala dedicada exclusivamente para esse fim, além de atendimento online, pelo qual poder ser feito agendamento prévio.

Além da disponibilização dos canais de acesso à população, também foi criado o Manual da Ouvidoria, que estabelece diretrizes e formas de atendimento à comunidade. Por meio da Ouvidoria, os cidadãos podem fazer suas manifestações, críticas, elogios e denúncias. O atendimento presencial está disponível de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, sendo o advogado Hugo Alves da Costa o Ouvidor da Câmara.

Alan Salviano explicou que a Ouvidoria já existia como um canal no site oficial do Legislativo, mas, em 2022, e que, com a reestruturação dos cargos e funções da Casa, foi criado o cargo de Ouvidor. Em 13 de abril, foi anunciada a capacitação e a criação do Manual da Ouvidoria, projeto que foi concretizado nesta segunda-feira.

Com a implantação da Ouvidoria da Câmara Municipal de Várzea Alegre, a população ganha um importante instrumento para exercer sua cidadania, permitindo uma comunicação mais direta com os representantes do Poder Legislativo e contribuindo para a construção de uma cidade cada vez mais participativa e democrática.

Fotos: Fábio Oliveira