CMVA recebe moradores do bairro Grossos para debater falta de água

#Sessões POR R. TELES 09 DE AGOSTO DE 2023

Na tarde desta quarta-feira, 9 de agosto, durante a sessão parlamentar, a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre recebeu representantes dos moradores do bairro Grossos. A principal questão abordada por eles foi a constante falta de abastecimento de água, um serviço essencial fornecido pela Cagece.

No primeiro semestre legislativo deste ano, a Câmara já havia tomado medidas em relação a esse problema. Uma audiência pública foi realizada, reunindo dirigentes da Cagece, onde foram discutidas medidas para solucionar a questão. No entanto, apesar das ações propostas, a falta de água persiste, e a Câmara, representada pelo presidente Alan Salviano (MDB), decidiu reforçar o compromisso com os moradores do Grossos.

Diante da situação contínua, Alan Salviano enfatizou que a Câmara tomará medidas adicionais. Será enviado um novo ofício à direção da Cagece em Juazeiro do Norte e Várzea Alegre, e, se necessário, uma cópia desse ofício será encaminhada ao Gabinete do Governo do Estado, buscando ações efetivas para resolver o problema.

"É angustiante constatar que quase todas as semanas esta Casa debate a falta de abastecimento de água", lamentou Alan Salviano. Ele também informou que a Cagece estava realizando obras na tubulação que fornece água para o bairro Grossos através das margens da CE - 060, mas a Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado suspendeu as obras.

Todos os vereadores presentes manifestaram solidariedade aos moradores do Grossos, unindo-se em um documento e uma foto que registra a reivindicação da comunidade por uma solução urgente. O vereador Michael Martins (PP) ressaltou que a responsabilidade é da Cagece, mas destacou a importância do Município em enfrentar o problema de frente.

O vereador Otoniel Júnior (PP) observou que a Cagece já foi multada em R$ 100 mil, mas argumentou que essa penalidade é insuficiente para a magnitude do problema. Ele sugeriu explorar medidas judiciais contra a empresa.

A vereadora Valdilene Bitu (PSD) reforçou o compromisso da Câmara em buscar uma solução para a falta de água no Grossos, e a parlamentar Dra. Luciana (PDT), também moradora do bairro, destacou a importância de unir esforços para abordar a escassez de água.

O vereador Pedro Bitu (PP) ressaltou que a reivindicação dos moradores representa toda a comunidade e que a unidade da comunidade tem poder para garantir seus direitos. Já o vereador Robério Vieira (PSD) parabenizou os moradores por levarem o problema ao parlamento, sugerindo, enquanto a solução não chega, a utilização de carros-pipa para fornecer água.

Cleiton do Bar (MDB) também expressou seu apoio à reivindicação dos moradores e enfatizou que continuarão na luta. Ele observou que a SOP liberou a obra, mas a Cagece deve arcar com custos relativos ao uso da área das margens da CE - 060.

Luiz do Conselho (PP) expressou indignação pela gravidade da situação da falta de água, mencionando relatos de moradores que estavam sem água por mais de 15 dias. Ele enfatizou a necessidade de ações enérgicas por parte do município, incluindo contatos com o governo e deputados.

Ciete do Sindicato (PT) salientou que a falta de abastecimento de água é uma preocupação compartilhada por todos os vereadores, solicitando cópias das atas da audiência pública com a Cagece para monitorar os prazos das ações acordadas.

Maiko do Chapéu (MDB) destacou a importância das ações em relação à Cagece e Enel, mencionando que os bairros Grossos e Serrinha foram priorizados durante a audiência pública. Ele enfatizou a relevância das atas para avaliar os progressos e pendências das ações da empresa. Maiko conclamou os vereadores a se unirem para resolver o problema do bairro Grossos.

Fotos: Fábio Oliveira