CMVA: Autista Ricardo da Costa Bandeira defende inclusão escolar

#Sessões POR R. TELES 17 DE AGOSTO DE 2023

Na tarde desta quarta-feira, 16 de agosto, a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre se transformou em um espaço de inspiração e reivindicação pela inclusão. Ricardo da Costa Bandeira, um cidadão com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fez história ao se tornar o primeiro autista a participar desse espaço democrático e falar sobre a necessidade da inclusão de alunos com TEA na rede escolar do município.

A sessão foi marcada por um discurso emocionante e contundente, no qual Ricardo destacou a importância desse momento para toda a comunidade. "Quero servir de exemplo para outros no futuro que também possam vir aqui e representar todos aqueles alunos e alunas que tenham alguma deficiência", afirmou.

O autista também compartilhou trechos do "hino do autista" durante seu discurso, ressaltando a luta e a perseverança que muitas vezes acompanham a jornada das pessoas com TEA. Ricardo da Costa Bandeira não poupou detalhes ao relatar as dificuldades que enfrentou durante o ensino fundamental, quando estudou em período integral entre 2012 e 2014. Ele descreveu esse período como um "campo de concentração", onde ele e seus colegas enfrentaram "violência física e psicológica".

No entanto, Ricardo também fez questão de reconhecer o papel fundamental dos professores em sua jornada. Ele destacou que é quem é hoje devido ao apoio desses profissionais, que não apenas o ajudaram a superar obstáculos, mas também foram sua fonte de inspiração. O autista também abordou o tema do bullying nas escolas, enfatizando a necessidade de conscientização e educação para erradicar esse comportamento prejudicial.

Em um apelo emocionante, Ricardo da Costa defendeu a presença mais ativa dos pais nas escolas, acompanhando de perto o desenvolvimento de seus filhos e contribuindo para um ambiente de inclusão e apoio. Além disso, ele compartilhou suas conversas com os pais sobre a importância da inclusão de alunos com TEA em todas as fases da educação, desde a educação infantil até o nível superior.

Um dos pontos altos de seu discurso foi a cobrança pela presença de mais cuidadores nas escolas, que ele considera essenciais para a inclusão adequada de autistas. Esse apelo ressaltou a necessidade de criar um ambiente educacional que atenda às necessidades individuais de cada aluno, promovendo a igualdade de oportunidades.

Os vereadores presentes na sessão agradeceram a presença de Ricardo da Costa Bandeira e elogiaram a coragem de abordar um tema tão relevante e sensível. Sua participação na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre ficará marcada como um marco importante na busca por uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os cidadãos, independentemente de suas diferenças.

Essa sessão exemplar ressalta o papel vital que espaços democráticos como a Tribuna Livre desempenham na promoção do diálogo, da compreensão e da mudança positiva em nossa comunidade.

Fotos: Fábio Oliveira