Tribuna Livre: Valteno Soares fala sobre fogos e trânsito

#Matérias POR R. TELES 23 DE AGOSTO DE 2023

A Tribuna Livre da Câmara de Vereadores recebeu, na sessão desta quarta-feira, 23 de agosto de 2023, Valteno Soares pela terceira vez neste ano. Nesta sua participação, Valteno Soares tratou da lei que proíbe a queima de fogos que produzem efeitos barulhentos no território varzealegrense, bem como sobre a educação no trânsito nesta cidade.

Em relação à lei que proíbe fogos barulhentos, ele mencionou que essa iniciativa partiu do vereador e vice-presidente da Câmara, Michael Martins (PP). Ele acredita que essa lei busca melhorar o ambiente da cidade, protegendo tanto os animais quanto as crianças autistas. Valteno Soares argumentou que alguns comerciantes tradicionais que trabalham com esse tipo de produto se sentem prejudicados. Ele também lembrou do comerciante Zé de Corina (in memoriam), que costumava comercializar fogos, e ressaltou que esse comércio continua por meio de sua filha, Mariana. Valteno Soares solicitou que a Câmara considere flexibilizar essa lei para certos períodos, como o período junino, devido às questões culturais.

Sobre a educação no trânsito, ele expressou preocupação com o fato de diversos jovens estarem perdendo suas vidas precocemente por falta de cuidados. Ele citou um grave acidente envolvendo um jovem chamado Júnior. Por um triz, um carro não passou por cima da cabeça do jovem. Valteno Soares ressaltou que isso só não ocorreu porque tanto ele quanto o motorista de uma caminhonete conseguiram alertar sobre o perigo iminente.

Ele também pediu respeito por parte dos motoristas em relação ao tempo dos sinais de trânsito fechados, visto que muitos deles pressionam os pedestres antes de o sinal abrir. Além disso, Valteno Soares defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro, referindo-se a um comentário feito pelo prefeito Zé Helder (MDB) em Brasília. O prefeito havia mencionado a atual situação dos municípios com redução de receitas, e afirmou que, durante o governo de Bolsonaro, mesmo durante a pandemia, não houve falta de recursos para os municípios.