Pedro Roque fala sobre eleição do Conselho Tutelar na CMVA

#Sessões POR R. TELES 20 DE SETEMBRO DE 2023

Na sessão desta quarta-feira, 20 de setembro, a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre recebeu o subsecretário de Assistência Social, Pedro Roque, para uma discussão essencial sobre o processo de eleições do Conselho Tutelar. O convite foi feito por meio de um requerimento da vereadora Menésia Simião (PT).

Pedro Roque, figura central no processo de escolha dos cinco conselheiros tutelares entre nove candidatos, tem atuado como elo de ligação entre o Governo Municipal, o CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e o Ministério Público.

Durante a sessão, Pedro Roque enfatizou a autonomia legal do Conselho Tutelar, apesar de sua conexão com o governo municipal. Ele destacou que a atuação do Conselho encontra respaldo junto ao Ministério Público no que diz respeito à proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Roque enfatizou a missão fundamental do Conselho Tutelar, que é proteger esse público diante de violações de seus direitos no ambiente da sociedade e de suas famílias. Além disso, o Conselho trabalha incansavelmente para garantir o acesso de crianças e adolescentes a políticas públicas.

A eleição para o Conselho Tutelar está programada para ocorrer em 1º de outubro, das 8h às 17h. A votação será realizada em urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral. Para participar, é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral e apresentar um documento original com foto na zona de votação, juntamente com o número do candidato de sua escolha. Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato. Os eleitos exercerão mandato no quadriênio 2024/2028.

Os candidatos habilitados para a eleição são:

Daniel Frutuoso - 100

Diego Pereira - 123

Ana de Seu Valdir - 200

Edilânia Primo - 222

Marly Borges - 333

Marta Luiza - 444

Mimita - 456

Cícero Segurança - 600

Franceuda Ferreira - 777

Os locais de votação foram estrategicamente distribuídos em toda a cidade e zona rural para garantir o acesso de todos os cidadãos. Na sede urbana, as escolas Maria Afonsina Diniz, Dr. Pedro Sátiro e Dr. Dário Batista Moreno servirão como locais de votação. Além disso, a população de Canindezinho poderá votar nas escolas Maria Dolores Menezes de Carvalho e São Pedro (Juazeirinho), enquanto Calabaça terá a Escola Vereador José Primo de Morais (Extrema) como local de votação.

Em Naraniú, os eleitores podem comparecer à Escola Pedro Leandro da Silva (São Caetano) e à UBS Antônio Holanda Cavalcante (Novo Jordão). Já Ibicatu terá a Escola Maria Siebra de Morais (Fortuna) como local de votação, e Ibicatu/Riacho Verde poderá votar na Escola Joaquim Alves de Oliveira (Vacaria). Por fim, Riacho Verde terá a Escola José Sérgio da Costa (Riacho Verde) como seu local de votação.

Com a proximidade da eleição do Conselho Tutelar, a cidade de Várzea Alegre se prepara para escolher os representantes que zelarão pelos direitos das crianças e adolescentes nos próximos anos. A Câmara de Vereadores e a comunidade estão unidas na importância desse processo democrático e vital para a proteção dos mais jovens.