11 ex-presidentes da CMVA recebem a Comenda Vereador Joaquim Inácio

#Matérias POR R. TELES 03 DE OUTUBRO DE 2023

Nesta terça-feira, 03 de outubro, às 15h, na Câmara Municipal de Vereadores, no Plenário Vereador José Caetano da Silva (Zé Caetano), no Palácio Legislativo Municipal Raimundo Fiúza Sobrinho (Raimundo Sousão), será realizada a Sessão Solene de outorga da Comenda Vereador Joaquim Inácio Neto a 11 ex-presidentes do Poder Legislativo local.

A homenagem é resultado de um requerimento apresentado pelo vereador Francisco de Araújo Costa (Cleiton do Bar - MDB).

A iniciativa visa reconhecer a dedicação e o comprometimento dos ex-presidentes que desempenharam papéis fundamentais na história do legislativo municipal.

A lista de homenageados inclui, o atual presidente, Alan Salviano, que foi reconduzido ao cargo na recente legislatura. Confira a relação dos homenageados:

Alan Salviano Lima

Antônio do Carmo Costa

Antônio Francisco da Silva (Nen)

Elonmarcos Cândido Correia

Gustavo Correia Oliveira

Joaquim Frutuoso O. Neto

José Batista Rolim

José Dener Bitu Costa

José Wilson Sampaio

Luiz Correia Leandro

Luiz Luciano e Silva

A Comenda Vereador Joaquim Inácio Neto, foi criada em 2017, tendo como autor o vereador Alan Salviano Lima, naquela ocasião, na presidência da Câmara Municipal de Vereadores.

A Comenda é uma distinção de grande relevância para os homenageados, que tiveram papel fundamental na condução dos trabalhos legislativos deste município.

O presidente da Câmara, Alan Salviano Lima, expressou sua satisfação em poder realizar essa homenagem histórica: "É uma honra poder reconhecer a dedicação e o compromisso dos ex-presidentes que contribuíram para o desenvolvimento de Várzea Alegre por meio do Poder Legislativo. Cada um deles deixou sua marca na história desta Casa e na vida de nossa cidade. A Comenda Vereador Joaquim Inácio Neto é um símbolo do nosso agradecimento e apreço por seus serviços."

A Câmara de Vereadores convida todos os munícipes a participarem deste momento especial de reconhecimento e agradecimento àqueles que contribuíram para o progresso da cidade através de seu trabalho no Poder Legislativo.

Joaquim Inácio Neto

Joaquim Inácio Neto, nascido em 27 de agosto de 1937, no sítio Serrote, Várzea Alegre, Ceará, era filho de Manoel Inácio da Costa e Dona Joana Gonçalves da Costa. Durante sua trajetória de vida, ele conquistou a amizade de muitos e deixou um legado como um homem de integridade e sensibilidade para as causas populares.

Ele uniu-se em matrimônio a Maria Madalena Bitu, e dessa união abençoada, vieram ao mundo três filhos: Helen Lúcia, George e Letícia. Joaquim Inácio Neto tinha uma sede constante por conhecimento, especialmente no campo da política. Ele também foi um confrade dedicado da Sociedade São Vicente de Paulo e contribuiu ativamente nas atividades agrícolas, auxiliando seu pai.

Joaquim Inácio Neto era um homem repleto de esperança e fé, comprometido com seus princípios morais e políticos. Sua dedicação à família, ao trabalho e ao povo era notável. Ele serviu como vereador em sete mandatos, abrangendo os anos de 1958, 1970, 1976, 1982, 1988, 1992 e 2000.

Como político hábil e dinâmico, ele também ocupou a presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Alegre em quatro ocasiões: 1973/1974, 1979/1980, 1983/1984 e 1994/1995.

Joaquim Inácio Neto partiu deste mundo em 24 de abril de 2002, deixando para trás um valioso legado no que tange ao patrimônio moral da vida, da família, e da sociedade em geral, tanto no âmbito público quanto privado.