CMVA recebe evento de incentivo à produção de camarão

#Matérias POR R. TELES 13 DE OUTUBRO DE 2023

A Câmara de Vereadores de Várzea Alegre recebeu, na manhã desta sexta-feira, 13 de outubro, mais um evento do Governo Municipal, como parte das comemorações pelos 153 anos de aniversário da cidade. O evento teve como tema "Encontro com a Associação de Pescadores e Interessados" e visava fomentar a atividade pesqueira, incluindo a criação de camarão de água doce na aquicultura local.

Para abordar esse assunto, foram convidados representantes da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, Adolfo Arruda e João Henrique, sendo João Henrique engenheiro de pesca.

A reunião contou com a presença do prefeito Zé Helder (MDB), do vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (PDT), do presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano (MDB), de Matias Alves, Secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre, de Cícero Dos Santos, Presidente da Colônia de Pescadores Z-31, e dos vereadores Ciete do Sindicato (PT), Valdilene Bitu (PSD), Dra. Luciana Rolim (PDT), Menésia Simião (PT), Marcelo Fledson (PP), Kleiton do Bar (MDB), e de José da Costa, Presidente da FAMUVA, João Alves, vice-presidente da Famuva, além de secretários e assessores do Governo Municipal.

O presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano, parabenizou o prefeito Zé Helder pela iniciativa de apoiar os pescadores com essa capacitação e expressou o desejo de que Várzea Alegre se torne um produtor de camarões no futuro.

O prefeito Zé Helder destacou a capacidade empreendedora dos varzealegrenses e compartilhou informações da Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, Keivillany Dias Moura Gonçalves, sobre a cidade de Morada Nova, que possui características semelhantes a Várzea Alegre, como histórico de produção de arroz em terras de vales e baixios, e está atualmente produzindo camarão. Com base nisso, ele acredita que a atividade de criação de camarão tem um potencial de mercado significativo em Várzea Alegre.

Diante dessa perspectiva, Zé Helder propôs que, após a capacitação, seja selecionada uma área para a construção de tanques destinados à produção de camarão. O prefeito também mencionou que cidades como Quixelô e Iguatu iniciaram a produção de camarão há cinco anos e já estão obtendo sucesso em grande escala. Ele vê essa iniciativa como uma oportunidade para fortalecer a economia de Várzea Alegre.

Fotos: Fábio Oliveira