CMVA votou contas de gestão do prefeito e Escola Legislativa

#Sessões POR R. TELES 22 DE NOVEMBRO DE 2023

A Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Alegre realizou, na tarde desta quarta-feira (22), a 17ª sessão ordinária do 2º período legislativo, sob a presidência do vereador Alan Salviano (MDB).

Entre as pautas, houve a discussão e votação da prestação de contas de governo referente ao exercício financeiro de 2020, de responsabilidade do prefeito municipal, Zé Helder (MDB). Após análise nas comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento, os vereadores votaram, por unanimidade, pela aprovação das contas do prefeito Zé Helder. As contas chegaram à Câmara com parecer favorável do Tribunal de Contas do Ceará.

Também foi aprovado em primeira e única votação o Projeto de Resolução nº 020, de 16 de novembro de 2023, de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, que cria a Escola do Legislativo de Várzea Alegre, no âmbito da Câmara Municipal.

O Projeto de Lei nº 051, de 08 de novembro de 2023, de autoria do Prefeito Municipal, que regulamenta normas gerais para ingresso no serviço público, através de concurso público, cria cargos de provimento efetivo e adota outras providências, foi retirado da pauta para readequação. A matéria deverá ser lida na próxima quarta-feira, durante a sessão parlamentar.

Nesta quarta-feira, esteve presente na Câmara de Vereadores o professor Miguel Orlando, formalizando convite aos vereadores e ao público para participarem do 11º Festival de Língua Estrangeira da Escola Estadual de Ensino Profissional Dr. José Iran Costa.

A secretária de Educação Angela Bernardino, a subsecretária Liduina Sousa, com a chefe de Gabinete do prefeito Zé Helder, Luzia Ieda, e professores e articuladores do projeto Peteca estiveram presentes na Câmara. Na oportunidade, estudantes que se destacaram no projeto receberam certificados de participação.

Este ano, o estudante Jorge Kauã está entre os três melhores do Brasil no projeto Peteca (promovido pelo Ministério Público do Trabalho) na categoria conto. Ele é estudante do 5º ano da Escola Dr. Dário Batista Moreno. O resultado será divulgado no dia 5 de dezembro. O prefeito Zé Helder participou do evento enviando um vídeo parabenizando os alunos premiados, professores e articuladores do projeto no município. Desejou sucesso ao Jorge Kauã e afirmou que, independentemente do resultado, ele já é um campeão dos varzealegrenses.

Houve também uma moção de aplausos para a publicitária Roana Sousa pelo seu trabalho de incentivo ao empreendedorismo feminino, a ex-servidora da Cagece Várzea Alegre, Miliane Pinheiro também recebeu moção de aplausos pelo seu trabalho, e o advogado Caio Clementino por suas recentes aprovações em concursos públicos da Procuradoria Geral Federal e da Advocacia Geral da União também foi homenageado com moção de aplausos. Caio foi representado por sua mãe, a professora Delana Clementino.

Fotos: Fábio Oliveira