CMVA debate transporte universitário e outras matérias

#Sessões POR R. TELES 19 DE ABRIL DE 2024

Na sessão da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre (CMVA), ocorrida na última quarta-feira (17), com presidência do vereador Alan Salviano (MDB), um dos principais temas discutidos foi o transporte de universitários de Várzea Alegre para cidades da região, como Crato, Juazeiro do Norte, Cedro e Iguatu.

A estudante do curso de veterinária, Antônia Sabrina de Lima Soares, utilizou a Tribuna Livre para solicitar apoio para o transporte universitário, cujo custo impacta significativamente na renda das famílias. Apesar do apoio já concedido pelo Governo Municipal, estimado em mais de R$ 400 mil anuais, conforme mencionado pelo vereador Otoniel Junior, líder do Governo na casa, a necessidade de reforço e busca por soluções foi ressaltada.

A causa do transporte universitário recebeu o respaldo de todos os parlamentares presentes.

Na ordem do dia, foi discutido o Projeto de Lei 024, de autoria do Poder Executivo, que propõe denominar o Distrito Industrial da cidade como "Antônio Marco da Costa". Antônio Marco da Costa, um serralheiro que faleceu em 19 de janeiro em um acidente de trabalho no CREVA - Clube Recreativo de Várzea Alegre, tinha planos de investir e expandir o serviço de serralheria, além de ser um defensor da instalação do distrito industrial.

O projeto foi aprovado em primeira discussão e votação por unanimidade dos vereadores presentes.

Também foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 025/24, que concede subvenção social às escolas de samba ativas do município - ESURD - Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro, MIS - Mocidade Independente do Sanharol e Escola Império do Samba (Império Cadenciando). A subvenção no valor de R$ 45 mil anuais será dividida entre as três escolas, sendo cada uma delas beneficiada mensalmente com R$ 1.250,00, totalizando R$ 15 mil por ano para cada agremiação carnavalesca.

Outro projeto aprovado em primeira discussão e votação foi o Projeto de Lei nº 026/24, que concede subvenção social à Federação das Associações do Município de Várzea Alegre-CE - FAMUVA. O valor destinado à manutenção e expansão dos sistemas de abastecimento de água no município é de R$ 80 mil anuais e não possui caráter vitalício. Após ampla discussão, a matéria foi aprovada.

O Projeto de Lei 06/2024, de autoria do vereador e presidente da CMVA, Alan Salviano, que torna de utilidade pública a Associação dos Bombeiros Civis, Brigadistas Florestais, Guarda-Vidas e Socorristas de Várzea Alegre, foi aprovado em primeira e segunda discussão e votação. Agora, cabe ao prefeito Zé Helder (MDB) sancionar a lei.

Durante a reunião, também foram registrados momentos de fotos com os Bombeiros Civis, Brigadistas Florestais, Guarda-Vidas e Socorristas, e o professor de matemática, Felipe Herbert, recebeu uma Moção de Aplausos.

Fotos: Fábio Oliveira