CMVA promove projeto Câmara Mirim para Estudantes

#Matérias POR R. TELES 08 DE MAIO DE 2024

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Várzea Alegre (CMVA) realizou um encontro histórico entre alunos e diretores das escolas municipais e particulares para apresentar o projeto Câmara Mirim. Criado por meio do Projeto de Lei 007/2023, em junho de 2023, de autoria do vereador Otoniel Júnior (PSD) e com apoio da vereadora Valdilene Bitu (PSD), o projeto visa engajar estudantes do 5º ao 9º ano das redes municipal e particular do município em uma experiência educativa e cívica única.

"O Câmara Mirim é uma oportunidade ímpar para os jovens entenderem de forma prática como funciona o processo legislativo e como eles podem contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. Queremos despertar neles o interesse pela política e pela construção de uma sociedade mais justa e participativa", ressaltou o vereador Otoniel Júnior, idealizador do projeto.

O Câmara Mirim possibilita aos jovens uma compreensão aprofundada sobre a importância e as funções do poder legislativo, fornecendo conhecimentos essenciais para a formação de cidadãos conscientes e capacitados a participar ativamente na transformação política da sociedade em que vivem. Segundo Ana Beatriz, Coordenadora da Escola Legislativa, o projeto visa capacitar os alunos a compreender, inovar e contribuir politicamente para o desenvolvimento da comunidade.

Para o presidente da Câmara, vereador Alan Salviano (MDB), o programa oferece uma oportunidade ímpar aos vereadores mirins de adquirirem conhecimentos sobre administração pública e os poderes constituintes, além de abordar temas fundamentais como oratória, democracia e cidadania.

A seleção dos participantes ocorrerá por meio do envio de vídeos de trinta segundos à Câmara Municipal até o dia 20 de maio, abordando temas predefinidos, tais como democracia, desenvolvimento social, impacto positivo da educação na sociedade e políticas públicas. Os alunos terão a possibilidade de utilizar o espaço da Câmara Municipal para a gravação de seus vídeos em uma data específica, caso necessário.

Além disso, o encontro não se limitará à sede da Câmara Municipal, pois será estendido aos distritos do município nos dias 13 e 14 de maio, garantindo a participação de estudantes de todas as regiões.

O projeto Câmara Mirim surge como uma iniciativa importante para envolver os jovens no processo democrático, capacitando-os a serem agentes de mudança e promotores do bem-estar social em Várzea Alegre.

Fotos: Fábio Oliveira