A Câmara de Vereadores de Várzea Alegre (CMVA), em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal, lançou o projeto Câmara Mirim, desenvolvido através do Projeto de Lei 007/2023 de junho de 2023, de autoria do vereador Otoniel Júnior (PSD) e com apoio da vereadora Valdilene Bitu (PSD) e todos os parlamentares. A iniciativa reuniu alunos e diretores das escolas municipais e particulares do município para promover a educação cívica entre os jovens.
O projeto Câmara Mirim é destinado a alunos do 5º ao 9º ano das redes municipal e particular, selecionados por meio de um processo seletivo. Através deste projeto, os jovens têm a oportunidade de conhecer a importância e as funções do poder legislativo, adquirindo conhecimentos que contribuirão para a formação de cidadãos conscientes e politicamente engajados.
Os vereadores mirins recebem instruções sobre administração pública e os poderes constituintes, além de participarem de atividades voltadas para temas como oratória, democracia e cidadania. O processo seletivo incluiu a avaliação de vídeos de trinta segundos, nos quais os alunos abordaram temas pré-definidos: Democracia, Desenvolvimento Social, Educação como uma Forma de Impactar Positivamente a Sociedade e Políticas Públicas.
Na última segunda-feira, 3 de junho, foram apresentados os alunos classificados para o projeto Câmara Mirim:
- Miguel Arthur - Colégio São Raimundo Nonato
- Lucas - Colégio São Raimundo Nonato
- Ana Bárbara - Instituto de Ensino Sátiro Siebra
- Yuri Levi - Escola Figueiredo Correia
- Ana Lara - Escola José Primo de Morais (Calabaça)
- José Adriel - Escola Joaquim A. de Oliveira (Ibicatu)
- Analice - Escola José Sérgio da Costa (Riacho Verde)
- Pietro Brito - Escola Maria Dolores Menezes de Carvalho (Canindezinho)
- Hugo Rafael - Escola Pedro Leandro (Naraniu)
- Bruno Levi - Escola Dr. Pedro Sátiro
- Alícia - Escola Dr. Pedro Sátiro
- Luan Levi - Escola Dr. Pedro Sátiro
- Evelin - Escola Dr. Pedro Sátiro
O presidente da CMVA, Alan Salviano (MDB) destacou a importância do projeto para a formação dos jovens e para o futuro da sociedade. "O Câmara Mirim proporciona uma compreensão mais profunda do funcionamento do poder legislativo, preparando os jovens para serem futuros líderes e cidadãos conscientes," afirmou.
A Câmara Mirim é uma iniciativa que não apenas educa, mas também inspira os jovens a serem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo um entendimento mais amplo e engajado sobre a democracia e a cidadania.
Fotos: Divulgação
Há 2 dias
Há 7 dias
Há 7 dias
Há 7 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?