Cidadania: CMVA empossa Câmara Mirim com 13 vereadores

#Sessões POR R. TELES 18 DE JUNHO DE 2024

Na manhã do último sábado, 15 de junho, a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre (CMVA) escreveu uma nova página em sua história. O projeto Câmara de Vereadores Mirim, realizado em parceria com a Escola do Legislativo, deu um importante passo de incentivo à cidadania com a posse dos 13 vereadores mirins da cidade.

A sessão foi presidida pelo vereador e presidente da CMVA, Alan Salviano Lima (MDB), contando com a presença do prefeito Zé Helder (MDB), da Secretária Municipal de Educação, Angela Bernardino, demais vereadores, secretários e assessores do Governo Municipal, além de representantes de escolas e familiares dos vereadores mirins.

A Câmara Mirim tem sua sustentação no Projeto de Lei 007/2023, de junho de 2023, de autoria do vereador Otoniel Júnior (PSD), com apoio da vereadora Valdilene Bitu (PSD) e de todos os parlamentares.

O projeto Câmara Mirim é destinado a alunos do 5º ao 9º ano das redes municipal e particular, eleitos por meio de um processo seletivo que incluiu a avaliação, por parte de um comissão formada pela CMVA, de vídeos de trinta segundos, nos quais os alunos abordaram temas pré-definidos: Democracia, Desenvolvimento Social, Educação como uma Forma de Impactar Positivamente a Sociedade e Políticas Públicas. Cerca de 60 vídeos foram avaliados.

Os vereadores devem cumprir mandato no período de 15 de junho de 2024 a 15 de junho de 2025.

Vereadores Mirins Eleitos:

Ana Bárbara Bezerra de Aquino Sátio - Instituto Sátio Siebra

Ana Laura Silva Costa - EEF José Primo de Morais (Distrito de Calabaça)

Anelise da Silva Costa - Escola José Sérgio da Costa (Distrito de Riacho Verde)

Bruno Levy Alves Cazuza - Dr. Pedro Sátio

Evellyn Vitória Alves da Costa - Dr. Pedro Sátio

Francisca Alícia de Sousa Paulino - Dr. Pedro Sátio

Francisco Lucas Costa Caldas - Colégio São Raimundo Nonato

Hugo Rafael da Costa Clementino - Escola Pedro Leandro (Distrito de Naraniu)

José Adriel de Lima Silva - Escola Joaquim A. de Oliveira (Distrito de Ibicatu)

Luan Levy da Silva Pereira - Dr. Pedro Sátio

Miguel Arthur Nenes Moreira - Colégio São Raimundo Nonato