CMVA Debate Polêmicas e Defende Eficiência do Legislativo

#Sessões POR R. TELES 26 DE JUNHO DE 2024

Na sessão desta quarta-feira, 26 de junho, da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre (CMVA), o presidente Alan Salviano (MDB) abordou um tema controverso que surgiu na última sessão ordinária. O debate girou em torno da atuação do vice-presidente da Casa, vereador Michael Martins (PSB), e de uma situação que expôs o Poder Legislativo.

Salviano explicou que durante a sessão anterior, Michael Martins usou o espaço da presidência para criticar a ausência de vereadores da bancada de situação, incluindo a vereadora Valdilene Bitu (PSD), os vereadores Robério Vieira (PSD), Maiko do Chapéu (MDB), Otoniel Júnior (PSD) e o próprio presidente Alan. Salviano esclareceu que estava no gabinete da presidência e não ausente da Câmara. "Desde às 14h presidindo a sessão, nem para ir ao banheiro fui," destacou o presidente.

A polêmica gerada pela fala de Michael Martins foi debatida, com Salviano enfatizando que a presidência da Câmara não concorda com a exposição feita. "Se tem uma coisa que essa presidência faz sempre é proteger esse parlamento," afirmou Alan. Ele destacou que a lei orgânica do município, no artigo 31, permite que vereadores se ausentem após as votações das matérias, desde que não estejam inscritos para pronunciamentos no grande expediente.

A vereadora Valdilene Bitu apoiou a fala do presidente, afirmando que todos os vereadores que se retiraram tinham compromissos importantes. "Nenhum dos vereadores saiu para não escutar a fala de alguém, todos tinham compromisso com seu povo," disse ela.

Cleiton do Bar (MDB) também expressou sua insatisfação com a situação, defendendo seu histórico de presença e comprometimento com a Casa Legislativa. "Eu vou, se Deus quiser, fazer 8 anos aqui. Nunca faltei nessa casa, a não ser as vezes que saio a trabalho," declarou.

Michael Martins, por sua vez, defendeu seu posicionamento, afirmando que sua crítica não foi direcionada apenas à bancada de situação, mas a todos os vereadores ausentes. Ele destacou a importância de se manter presente durante toda a sessão, especialmente considerando que as sessões ocorrem apenas uma vez por semana. "Eu vou continuar com meu posicionamento de iniciar e ficar até o final da sessão," afirmou. Michael pontuou que quando o vereador Alan propôs uma chapa mista para concorrer à direção da Câmara, sabia que haveria contrapontos.

O presidente Alan Salviano finalizou o debate reforçando que a formação de uma chapa mista na Câmara visa garantir a diversidade de pensamentos e que cada vereador tem autonomia em seu mandato, mas reiterou que a presidência tem a responsabilidade de zelar por todos. "Enquanto presidente, eu tenho que zelar por todos, proteger a todos," concluiu.

Entre outros vereadores que se envolveram no debate, o líder da situação, Otoniel Júnior, reforçou críticas à postura de Michael, enquanto Luiz do Conselho, pela oposição, saiu em defesa do vereador.

Foto: Fábio OLiveira