CMVA promove roda de conversa sobre Outubro Rosa

#Matérias POR R. TELES 23 DE OUTUBRO DE 2024

Na última terça-feira, 22 de outubro, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Várzea Alegre (CMVA) realizou uma roda de conversa em alusão à campanha Outubro Rosa. O evento, ocorrido no Plenário José Caetano, teve como tema "A Força por Trás do Outubro Rosa" e reuniu mulheres para debater a conscientização e prevenção do câncer de mama.

Com a participação de convidadas especiais, como a médica intensivista Dra. Carisia Gonçalo, a psicóloga Selma Gregório e a enfermeira Ana Florença, o encontro proporcionou informações sobre a importância do diagnóstico precoce, os tratamentos disponíveis e os cuidados necessários no enfrentamento da doença. As palestrantes destacaram tanto os aspectos físicos quanto psicológicos do câncer de mama, reforçando a relevância do apoio às pacientes e das ações de prevenção.

O evento também contou com depoimentos de mulheres que já enfrentaram ou estão enfrentando o câncer de mama. Elas compartilharam suas histórias de superação e luta, enfatizando a importância do autoexame e da realização de exames periódicos para a detecção precoce, essencial para o sucesso do tratamento.

Além das palestras e relatos, a roda de conversa homenageou postumamente cinco mulheres de Várzea Alegre que faleceram em decorrência do câncer de mama. Suas famílias estiveram presentes e receberam comendas em reconhecimento à memória e à luta dessas mulheres, destacando a importância de honrar suas trajetórias de coragem e perseverança.

Ana Júlia, diretora cerimonial de eventos da Câmara Municipal, afirmou que a roda de conversa faz parte das ações da campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. "Queremos incentivar as mulheres a realizarem exames regulares e cuidarem de sua saúde. A informação e a conscientização são nossas melhores armas contra o câncer de mama", destacou Ana Júlia.

Foto: Arquivo/Video