Na penúltima sessão do ano de 2024, realizada nesta quarta-feira (4), a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vereadores de Várzea Alegre (CMVA) recebeu a jovem varzealegrense Júlia Stefany, formada em Relações Internacionais. Júlia participou da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), realizada em Baku, Azerbaijão, entre os dias 11 e 22 de novembro de 2024.
Voluntária na Associação de Pescadores de Várzea Alegre, Júlia desenvolve pesquisas sobre adaptação climática, capacidades estatais e mercado de carbono, com o objetivo de tornar o conhecimento sobre mudanças climáticas mais acessível e melhorar os processos de captura de carbono. Durante sua fala, ela compartilhou detalhes de sua trajetória acadêmica e profissional e destacou a importância do engajamento da juventude na temática ambiental.
"Eu nasci e cresci aqui em Várzea Alegre, fui aluna das escolas Dr. Pedro Sátiro e Dr. Iran Costa. Em 2018, mudei-me para João Pessoa para cursar Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Durante o curso, participei de projetos de iniciação científica voltados para as mudanças climáticas, monitoria e até lecionei como professora. Foi nessa época que meu interesse pela área ambiental cresceu e decidi investir mais nesse campo", comentou Júlia.
A jovem relatou sua experiência no programa The Climate Reality Project, uma iniciativa presente em mais de 192 países e fundada pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. O programa visa formar jovens para atuarem em prol das mudanças climáticas, com um dos pilares focado na educação climática. "Participei de capacitações sobre justiça ambiental, negociações internacionais e cobertura climática global. Tive também a oportunidade de participar da COP29, onde acompanhei a trilha de negociação do Artigo 6º, referente ao mercado de carbono", destacou.
Júlia também explicou como o mercado de carbono atua como uma forma de mitigação das mudanças climáticas por meio da captura de gases como o dióxido de carbono, contribuindo para a redução dos impactos dos gases de efeito estufa. "O Brasil recentemente aprovou um projeto de lei que regula o mercado de carbono, mas há ainda muito a ser feito para efetivar sua aplicação. Precisamos de profissionais capacitados que compreendam o tema e possam trabalhar para sua implementação", afirmou.
Em sua fala, Júlia aproveitou para convidar a sociedade de Várzea Alegre a se engajar nas questões ambientais, destacando que o apoio político e a consciência pública são fundamentais para a promoção de um futuro mais sustentável. "A adaptação é fundamental para reduzir a vulnerabilidade das comunidades frente às mudanças climáticas, e isso é especialmente importante para uma região como a nossa, tão suscetível à seca e às ameaças contra a fauna e flora locais. Precisamos cuidar do que é nosso para garantir um futuro melhor para as próximas gerações", concluiu.
A presença de Júlia Stefany na Tribuna Livre reforça o compromisso da juventude varzealegrense com a luta pelas mudanças climáticas e o desejo de tornar o debate ambiental mais acessível a toda a população. Ela se colocou à disposição para contribuir com a cidade em iniciativas relacionadas à educação climática e consultorias ambientais.
Foto: Fábio Oliveira
Há 8 dias
Há 9 dias
Há 10 dias
Há 14 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?