Na última sessão ordinária de 2024, realizada nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a CMVA - Câmara Municipal de Várzea Alegre apresentou iniciativas que reforçam o compromisso com a inclusão e o reconhecimento de personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento do município.
Um dos momentos mais significativos foi a entrega de cópia do Projeto de Lei Nº 029, de 19 de novembro de 2024, às mães atípicas presentes na reunião. De autoria do vereador e vice-presidente da Casa, Michael Martins (PSB), o projeto propõe a criação do Dia das Mães Atípicas, celebrado em 8 de abril, e da Semana das Mães Atípicas, que abrangerá a semana do dia 8 do referido mês. A proposta busca valorizar essas mães, que enfrentam desafios únicos, e dar visibilidade às suas lutas e conquistas.
Moções de Aplausos reconhecem dedicação e história
A sessão foi marcada por Moções de Aplausos que celebraram importantes contribuições à comunidade. O Centro de Educação Diana Colaça (CEDC) - UNICESUMAR, recebeu homenagem por sua atuação inovadora no ensino superior. A iniciativa foi do vereador Kleiton do Bar (MDB).
Na área da saúde, as servidoras públicas Lúcia da Silva Sousa e Esmeralda da Silva Lima, que atuam na Unidade Básica de Saúde Helena Alves Bitu, no sítio Guarani - distrito de Ibicatu, foram reconhecidas pelos relevantes serviços prestados à população. A moção foi apresentada pelo vereador Pedro Bitu (PP).
Já a rádio Várzea Alegre FM foi destacada pela sua contribuição à comunicação e cultura local. A homenagem, proposta por Michael Martins, foi recebida pelo comunicador Carlos Henrique, representando a emissora.
Tradição e cultura em destaque
A Capela de São Francisco, que celebra 100 anos de fundação no distrito de Canindezinho, teve Moção de Aplausos aprovada. A proposta é da vereadora Menésia Simião (PT). A homenagem é um reconhecimento ao fundador do distrito, José Rogério, como parte da preservação da memória histórica.
Outra moção aprovada foi dedicada a Raimundo Inácio Pereira, idealizador da Cabana do Rei, em Exu, Pernambuco. Criado há 11 anos em homenagem a Luiz Gonzaga, o espaço foi enaltecido em moção proposta pelo vereador Otoniel Júnior (PSD).
Fechando o ano com propósito
A sessão desta quarta-feira marcou não apenas o encerramento das atividades legislativas de 2024, mas também reafirmou o papel da Câmara Municipal em reconhecer aqueles que constroem a história de Várzea Alegre e em promover avanços sociais e culturais. Os vereadores ressaltaram que as ações realizadas refletem o compromisso com o bem-estar e o progresso da população, encerrando o ano com iniciativas que olham para o futuro.
Fotos: Fábio Oliveira
Há 5 dias
Há 5 dias
Há 6 dias
Há 12 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?