Nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, Menésia Simião (PT) foi eleita presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre para o biênio 2025-2026. Encabeçando a chapa "Respeito e Compromisso", ela obteve todos os nove votos dos vereadores da base de situação do governo Flávio Filho (MDB). A chapa também é composta pelo vice-presidente Luiz Carlos Clementino Alves (Carlinhos Clementino - MDB), o primeiro secretário Alan Salviano Lima (MDB) e o segundo secretário José Martins Gomes (Dedé da Topique - PSD).
A oposição, formada por quatro vereadores, compôs a chapa "União e Trabalho", que foi liderada por Michael Martins (PSB), e teve como vice-presidente Marcelo Fledson (PSB) primeiro secretário Luiz do Conselho (PSB), e segundo secretário Joaquim Gabriel ( PP), cumprindo papel democrático de opção de votos, com 4 votos.
Em seu discurso de posse, Menésia destacou sua trajetória política, marcada pela luta sindical e defesa dos direitos das mulheres, reforçando o papel da mulher na política local. Ela prometeu uma gestão que priorize o diálogo e o trabalho conjunto para atender às demandas da população e do legislativo. "O Legislativo será um espaço de respeito e compromisso com o povo de Várzea Alegre, ouvindo todos os parlamentares, aberto a opiniões e críticas", afirmou.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Alan Salviano (MDB), enquanto o prefeito Flávio Filho também discursou, destacando os desafios da gestão pública e a importância do apoio do Poder Legislativo. "A gestão exige superação diária para acertar e promover ações responsáveis que atendam às necessidades da nossa população", declarou o prefeito. O vice-prefeito, Antônio Neto (PSD), também esteve presente na solenidade.
Menésia faz histária ao ser a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre.
Com essa composição, a nova Mesa Diretora da Câmara reforça o compromisso de trabalhar em conjunto com o Executivo para o desenvolvimento de Várzea Alegre.
Mudanças na Câmara Municipal para a legislatura 2025-2028
A nova composição da Câmara de Vereadores reflete continuidade e renovação. Nove parlamentares foram reeleitos, dois veteranos retornaram, e dois novos nomes passam a integrar o Legislativo. Destaque para Otoniel Junior (PSD), o vereador mais votado da história recente de Várzea Alegre, com 2.020 votos.
Vereadores reeleitos:
Otoniel Junior (PSD): 2.020 votos
Valdilene Bitu (PSD): 1.652 votos
Michael Martins (PSB): 1.638 votos
Luiz do Conselho (PSB): 1.489 votos
Alan Salviano (MDB): 1.636 votos
Ciete do Sindicato (PT): 1.346 votos
Menésia Simião (PT): 1.273 votos
Marcelo Fledson (PSB): 1.214 votos
Maiko do Chapéu (PSD): 1.032 votos
Novos vereadores:
Carlinhos Clementino (MDB): 1.345 votos
Joaquim Gabriel (PP): 1.280 votos
Veteranos que retornam:
Frutuoso (MDB): 1.142 votos
Dedé da Topique (PSD): 1.290 votos
Vereadores que deixam o parlamento:
Pedro Bitu (PSB), que não concorreu à reeleição
Dra. Luciana Rolim (PSB), candidata derrotada na disputa pela prefeitura
Kleiton do Bar (MDB), suplente com 985 votos
Robério Vieira (PSD), suplente com 246 votos
Fotos: Fábio Oliveira
Há 3 dias
Há 23 dias
Há 24 dias
Há 25 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?