Tribuna Livre na CMVA destaca a luta pelos direitos dos autistas

Por R. Teles 12/02/2025 #Sessões
img

Foto:

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 12 de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre realizou mais uma edição da Tribuna Livre, momento em que a cidadã Reginalda Gomes da Silva Souza utilizou o espaço para abordar a realidade e os desafios enfrentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias no município.

Reginalda destacou sua trajetória de luta ao criar sozinha seus dois filhos, um deles diagnosticado com TEA, Mateus, que recentemente obteve um grande destaque ao passar em três universidades. Durante sua fala, ela enfatizou a necessidade de mais investimentos no Núcleo de Atendimento aos Autistas, o Núcleo Azul, ressaltando que a demanda é grande e que o apoio do poder público é essencial para garantir um atendimento adequado a todas as crianças necessitadas.

"A luta dos autistas é muito difícil, e o núcleo precisa de mais verba. São 400 crianças atendidas e ainda enfrentamos dificuldades. Muitos reclamam, mas poucos buscam solução. Meu filho Mateus chegou até aqui com muito esforço, mas sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer para melhorar a realidade das crianças com TEA", destacou Reginalda.

A presidente da Câmara, vereadora Menésia Simião, parabenizou Reginalda por sua luta e destacou a importância do Núcleo Azul no atendimento aos autistas, reafirmando o compromisso do legislativo em buscar mais investimentos para essa causa. "Reginalda, queremos parabenizar sua dedicação e educação para o Mateus e sua pequena. Sabemos que a luta é árdua, mas continuaremos buscando apoio e investimento para garantir melhores condições para todas as crianças autistas do nosso município", afirmou a presidente.

Ao final, Reginalda assinou o livro de participação da Tribuna Livre e recebeu cumprimentos dos vereadores presentes.

Mateus Victor, filho de Reginalda, ano passado era estudante do 3º ano da escola EEMTI Profa. Maria Afonsina Diniz Macêdo, e obteve a alta pontuação em concurso de redação promovido pela Secretaria de Educação do Estado - Seduc e tirou o primeiro lugar na fase Regional.

No concurso de nome "Redação Enem - Chego junto, chego a 1.000", o jovem conseguiu 960 pontos.

Foto: Fábio Oliveira

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 Assesi. Todos os direitos reservados.