Foto:
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 19 de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre recebeu Valdemar Barrinha da Silva Filho, conselheiro tutelar, que fez uso da Tribuna Livre para relatar conflitos internos dentro do órgão do Conselho Tutelar do município. O pedido para o pronunciamento foi aprovado por meio do requerimento nº 001/2025.
A presidente da Câmara, vereadora Menésia Simião (PT), abriu o espaço para a fala do conselheiro, que dispôs de 11 minutos e meio para apresentar suas considerações. Ele usou mais que o tempo regular. Durante sua fala, Valdemar Barrinha destacou a existência de perseguição contra ele dentro do órgão, afetando sua vida pessoal e profissional. Ele relatou que a situação tem impactado diretamente sua família e enfatizou a necessidade de esclarecimento e justiça.
Entre as denúncias apresentadas, o conselheiro refutou a acusação de que teria trancado três colegas dentro da cozinha do Conselho Tutelar, alegando ser uma alegação infundada. Ele também negou o uso indevido do telefone institucional do conselho para fins pessoais, apresentando mensagens e provas que, segundo ele, demonstram a veracidade de suas ações.
O vereador Otoniel Júnior (PSD) questionou se Valdemar acreditava que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria de Assistência Social têm sido imparciais ou se participam dessa suposta perseguição. O conselheiro afirmou ter provas de que ambos os órgãos têm envolvimento direto na situação, destacando que já levou a questão ao Ministério Público e à Defensoria Pública.
Em sua fala, o vereador Otoniel Júnior enfatizou a seriedade das instituições envolvidas e afirmou que, em sua experiência com a assistência social e o Conselho Tutelar, não identificou indícios de perseguição dentro do sistema. Ele reforçou que questões administrativas devem ser tratadas dentro dos processos legais estabelecidos.
A presidente da Câmara, Menésia Simião, agradeceu a participação do conselheiro e reiterou que o espaço da Tribuna Livre está aberto a todos os cidadãos para esclarecimentos e reivindicações. A sessão seguiu com os trâmites normais do Legislativo.
Foto: Fábio Oliveira
Hoje
Hoje
Hoje
Há 7 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?