Câmara de Várzea Alegre destaca importância da conscientização sobre o autismo em sessão ordinária

Por R. Teles 02/04/2025 #Sessões
img

Foto:

Na tarde desta quarta-feira, 2 de abril, a Câmara Municipal de Várzea Alegre (CMVA) realizou sua 11ª sessão ordinária do ano, sob a presidência da vereadora Menésia Simião (PT). A pauta teve como principal destaque o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, data lembrada internacionalmente em 2 de abril, e que mobilizou falas e reflexões de diversos parlamentares da Casa Legislativa.

O vereador Michael Martins (PSB) ressaltou a importância de que a data vá além de uma simples celebração. "O autismo está presente nas famílias durante os 365 dias do ano, e muitos direitos continuam sendo negados", disse. Ele também anunciou que no dia 8 de abril, através de um projeto de lei de sua autoria, as mães atípicas são homenageadas.

O vereador Otoniel Júnior (PSD) destacou que a pauta do autismo é cada vez mais presente na sociedade varzealegrense e global. Segundo ele, é necessário que instituições e órgãos públicos, não apenas da área da saúde, ofereçam serviços especializados e acolhimento digno. "Sou parceiro e batalhador dessa causa", declarou.

O parlamentar Joaquim Gabriel (PP) lembrou que a causa do autismo tem sido uma de suas bandeiras desde o início do mandato. Ele destacou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, do deputado estadual AJ Albuquerque, para a Associação Beneficente Santa Maria. O recurso será utilizado para a construção de uma sala de apoio para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O vereador Luiz do Conselho (PSB), por sua vez, compartilhou um debate recente que teve com o amigo Zezinho Crente, sobre o aumento no número de diagnósticos de autismo. Para Luiz, os municípios ainda estão longe de oferecer a estrutura necessária para o atendimento dessa população. "O tratamento ainda está muito aquém do que as pessoas realmente precisam", lamentou.

Marcelo Fladson (PSB) reforçou que o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo deve servir como um lembrete para a sociedade agir concretamente. "Tenho vários projetos de indicação voltados para o público atípico, mas que dependem de recursos e da vontade do Executivo para serem implementados", pontuou.

A vereadora Ciete do Sindicato (PT) destacou que o autismo é uma condição neurológica complexa, que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento em diferentes níveis de intensidade. "É essencial garantirmos empatia, respeito e suporte adequado para que essas pessoas tenham acesso às mesmas oportunidades", afirmou. Ela parabenizou a gestão do prefeito Flávio Filho (MDB) pelas políticas públicas voltadas ao público com TEA, reconhecendo avanços e destacando que Várzea Alegre é referência no Estado.

A presidente da Câmara, vereadora Menésia Simião (PT), ressaltou as ações do mês de abril, dedicado à conscientização sobre o autismo, especialmente no distrito de Canindezinho. Segundo a parlamentar, a comunidade escolar local realiza a Semana do Autismo com uma programação especial. Ela destacou que, nesta quinta-feira (3), a partir das 13h, haverá uma tarde de palestras na quadra do Juazeirinho, com os convidados professor Edilson Ventura, professora Elis Cristina e a advogada Jéssica Sampaio.

A sessão reforçou o compromisso da Câmara Municipal com a causa da inclusão, da defesa dos direitos das pessoas com TEA e da valorização das mães atípicas, apontando caminhos para políticas públicas mais sensíveis e eficientes em Várzea Alegre.

Foto: Fábio Oliveira

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 Assesi. Todos os direitos reservados.