Foto:
Na tarde desta quarta-feira, 2 de abril, durante a 11ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Várzea Alegre, presidida pela vereadora Menésia Simião (PT), foi aprovado em segundo turno o Projeto de Lei nº 011/2025, de 18 de março de 2025, de autoria do vereador Luiz Francisco de Souza (Luiz do Conselho -PSB). A matéria estabelece atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos órgãos públicos, empresas públicas, concessionárias de serviços públicos e empresas privadas localizadas no município de Várzea Alegre.
O projeto recebeu pareceres favoráveis das comissões de Finanças e Orçamento, e de Justiça e Redação. Durante a discussão em plenário, o autor da proposta, vereador Luiz do Conselho, pediu o apoio dos colegas parlamentares para a aprovação definitiva da matéria. "Esse projeto é bastante importante. Estamos falando de um público que, além das dores físicas, enfrenta o preconceito e a rejeição, inclusive no ambiente de trabalho. A aprovação é apenas o primeiro passo, precisamos lutar para que ele seja cumprido em sua totalidade", afirmou.
O vereador Joaquim Gabriel (PP) parabenizou o autor do projeto e destacou a importância da iniciativa. "É uma síndrome cada vez mais presente no nosso dia a dia. Foi uma atitude muito sensível do vereador Luiz propor essa lei."
A presidente da Casa, vereadora Menésia Simião (PT), também elogiou a iniciativa e destacou a mobilização dos beneficiários. "Parabenizo o vereador Luiz e também as pessoas que têm fibromialgia e que se organizaram, criaram grupos de comunicação e estão atentas aos seus direitos. Isso é fundamental."
O vereador Michael Martins (PSB) reforçou a importância da organização social como instrumento de conquista de direitos. "Fui procurado por um grupo no ano passado que também apresentou proposta sobre atendimento especializado no sistema de saúde. Organização é essencial para que essas pautas avancem."
Ao final da sessão, o projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes. A Câmara Municipal de Várzea Alegre segue comprometida com a criação de leis que promovam a inclusão e a dignidade de todas as pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
Foto: Fábio Oliveira
Há 3 dias
Há 3 dias
Há 3 dias
Há 3 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?