Foto:
A Câmara Municipal de Várzea Alegre realizou, nesta quarta-feira (06/08), a primeira sessão ordinária do segundo período legislativo de 2025, sob a presidência da vereadora Menésia Simião (PT). A reunião foi marcada por pronunciamentos que abordaram questões ligadas à saúde pública, infraestrutura, valorização de servidores e demandas das comunidades.
O vereador Dedé da Topique (PSD) destacou a entrega de homenagens às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que obtiveram nota máxima na avaliação do Ministério da Saúde. Ele também cobrou maior atenção por parte de membros do Executivo Municipal às demandas encaminhadas pelos parlamentares. "O vereador representa o povo e precisa de retorno quando aciona os secretários", afirmou.
O vereador Luiz do Conselho (PSB) expressou preocupação com a demora na transferência de pacientes para hospitais da região. Relatou o caso de um cidadão que aguardou por mais de 10 dias por uma cirurgia de fêmur, sendo socorrido apenas por meio de recursos próprios da família. "É um retrato da crise na saúde pública estadual", disse.
Já o vereador Michael Martins (PSB) denunciou supostas irregularidades na contratação de profissionais para serviços de limpeza urbana, alegando que estariam sendo utilizados de forma indevida por meio de contratos de bolsas educacionais. "Esses trabalhadores estão sendo submetidos a um regime que configura precarização", alertou.
O vereador Otoniel Junior (PSD) ressaltou o início dos serviços de recuperação de estradas em comunidades do distrito de Canindezinho, fruto de novas metodologias adotadas pela gestão municipal. Ele também reforçou sugestões ao Plano Plurianual, incluindo a construção de ciclovia na Avenida Papai Raimundo, no bairro Sanharol e a criação do Memorial Varzealegrense.
Entre os pronunciamentos voltados ao retorno dos trabalhos legislativos, o vereador Joaquim Gabriel (PP) celebrou a conquista da iluminação pública em trecho da margem da BR 230 no bairro Sanharol, atribuindo o feito à união entre Legislativo e Executivo. Ele também cobrou atenção para a inclusão da festa de São João Batista do Riacho Verde no calendário cultural oficial do município.
A vereadora Valdilene Bitu (PSD) destacou avanços nas obras de calçamento e iluminação, como também parabenizou a comunidade de Ibicatu pelo apoio à reestruturação das estradas locais. Além disso, fez requerimento para a instalação de redutor de velocidade no Sítio Guarani.
O vereador Frutuoso de Oliveira (MDB) pediu informações sobre o funcionamento do matadouro em realçao ao abatimento de suínos e propôs a criação da Guarda Municipal, com o objetivo de reforçar a segurança e gerar empregos.
Carlim Clementino (MDB), vice-presidente da Casa, apresentou diversos requerimentos de obras de infraestrutura, entre eles pavimentações e serviços de iluminação pública. Marcelo Fledson (PSD) chamou atenção para a falta de incentivo à produção leiteira e solicitou informações detalhadas à Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
O vereador Alan Salviano (MDB) destacou sua participação em evento da Rede Legislativa de Rádio e TV, em Brasília, e anunciou o avanço do projeto de implantação da Rádio Câmara em Várzea Alegre, que será viabilizado por meio de acordo com a Câmara dos Deputados.
A sessão marcou o retorno oficial das atividades legislativas no segundo semestre e destacou o compromisso dos parlamentares com as pautas prioritárias do município.
Fotos: Fábio OLiveira
Há 1 dias
Há 1 dias
Há 1 dias
Há 1 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?