Foto:
Na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 17 de setembro, a Câmara Municipal de Várzea Alegre aprovou, em dois turnos, o Projeto de Lei nº 056/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui auxílio financeiro mensal destinado a paratletas que representam oficialmente o município em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
A proposta, que recebeu parecer favorável das comissões de Finanças e Orçamento e de Justiça e Redação, foi aprovada por unanimidade. A votação contou com a presença ilustre dos paratletas Joedson Vieira e Gilvan Ferreira, campeões na modalidade parabadminton, que prestigiaram a sessão plenária, eles que foram recentemente convocados para compor a Seleção Brasileira da Categoria.
A presidente da Casa, vereadora Menésia Simião (PT), ressaltou a importância do projeto e o simbolismo da presença dos atletas: "É uma grande satisfação termos nossos campeões nesta Casa, durante a votação de uma matéria que reconhece o esforço e a representatividade que eles levam ao nome de Várzea Alegre".
O vereador Otoniel Júnior (PSD) foi um dos principais defensores da proposta. Em sua fala, destacou a relevância da política pública para o esporte inclusivo. "Este projeto é uma inovação importante, que vem corrigir uma lacuna. Os paratletas têm dado visibilidade ao município em nível nacional e internacional. É mais do que justo que recebam o suporte institucional necessário para continuar competindo em alto nível", declarou.
O vereador Alan Salviano (MDB) também reforçou o mérito dos homenageados: "É um orgulho para Várzea Alegre ter dois atletas vestindo a camisa da seleção brasileira. Gilvan e Joedson são exemplos de superação, disciplina e dedicação. Essa lei é um reconhecimento necessário e um estímulo à inclusão por meio do esporte."
Após a aprovação em primeiro turno, foi aprovado requerimento verbal do vereador Otoniel Júnior para que o projeto fosse votado em segundo turno ainda na mesma sessão, permitindo a sua imediata tramitação para sanção do Executivo Municipal.
A nova legislação representa um marco para a política de apoio ao esporte adaptado em Várzea Alegre, promovendo não apenas a valorização dos atletas, mas também a inclusão e o reconhecimento da diversidade no esporte municipal.
Foto: Fábio Oliveira
Há 1 dias
Há 1 dias
Há 1 dias
Há 1 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?