Foto:
A Câmara Municipal de Várzea Alegre sediou, nesta sexta-feira, 31 de outubro, a solenidade de outorga da Medalha Juca de Freitas, realizada pelo Governo Municipal de Várzea Alegre. O evento integrou as comemorações alusivas aos 155 anos de emancipação política do município e celebrou o Dia Municipal do Evangélico, instituído pela Lei Municipal nº 822/2013 e comemorado em 11 de outubro.
Na ocasião, dez personalidades foram homenageadas pelo trabalho dedicado às suas comunidades religiosas e à sociedade varzealegrense. Receberam a comenda:
Antônio de Sales Fernandes Júnior - Igreja das Nações;
Francelino Alves da Silva - Assembleia de Deus O Meu Redentor Vive;
Francisco Pereira Cavalcante - Assembleia de Deus Templo Central;
Vereador Jobson Bacural de Alencar - 1ª Igreja Presbiteriana;
José Moreira Sobrinho - 2ª Igreja Presbiteriana;
Pastor Manoel Dantas Neto - Igreja Vale da Benção;
Maria Lúcia de Fátima da Costa - 2ª Igreja Presbiteriana;
Maria Lourenço Gonçalves Ferreira - Igreja COMADESMA;
Rute Fernandes da Silva - Igreja Presbiteriana Xique-Xique;
Pastor Aristides Cícero da Silva - Igreja Assembleia de Deus Montese.
Prestigiaram a solenidade o prefeito Flávio Filho (Flavinho), o vice-prefeito Antônio Neto, o chefe de Gabinete do Governo Municipal, Matheus Bezerra, além dos vereadores Dedé da Topik, Michael Martins e Valdilene Bitu, que representaram o Poder Legislativo Municipal.
Dia Municipal do Evangélico
Instituído pela Lei Municipal nº 822/2013, promulgada em 10 de dezembro de 2013, o Dia Municipal do Evangélico reconhece a contribuição das igrejas e lideranças evangélicas no fortalecimento espiritual, social e moral da comunidade de Várzea Alegre.
A Medalha Juca de Freitas
A comenda Juca de Freitas presta homenagem a João Luiz Nogueira, conhecido como Juca de Freitas, pioneiro da fé presbiteriana em Várzea Alegre. Natural de Milagres (CE), nascido em 18 de dezembro de 1887, Juca de Freitas converteu-se ao protestantismo em 1922 e dedicou sua vida à evangelização, implantando congregações em cidades como Várzea Alegre, Parambu e Tauá.
Em 1952, fundou a primeira congregação presbiteriana de Várzea Alegre, origem das atuais 1ª e 2ª Igrejas Presbiterianas do município, além de congregações nas comunidades de Xique-Xique, Boa Sorte, Baixio Verde, Bacupari, entre outras. Faleceu em 20 de dezembro de 1982, aos 95 anos, deixando um legado de fé, humildade e serviço cristão.
Com a entrega da Medalha Juca de Freitas, o Governo Municipal e a Câmara de Vereadores de Várzea Alegre reforçam o compromisso de valorizar a história e o papel das lideranças religiosas que contribuem para o desenvolvimento humano e espiritual do município.
Há 1 dias
Há 1 dias
Há 1 dias
Há 1 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?