Foto:
Durante a terceira sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2026, realizada na quarta-feira, 04 de fevereiro, os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Alegre abordaram, no Pequeno Expediente, temas relevantes relacionados à gestão pública, como cultura, saúde, infraestrutura e os custos com eventos festivos. A sessão foi presidida pela vereadora Menésia Simião (PT).
Michael Martins cobra coerência entre discurso de economia e prática com festas
O vereador Michael Martins (PSB) usou seu tempo no Pequeno Expediente para comentar a recente declaração do prefeito Flávio, que anunciou a adoção de um novo formato para o Carnaval 2026, com o objetivo de reduzir despesas com festas públicas.
O parlamentar afirmou que a proposta é positiva, desde que venha acompanhada de ações concretas e não se restrinja ao discurso. Ele lembrou que, em anos anteriores, foi criticado por defender a priorização de recursos para áreas essenciais, como saúde e educação, em vez de festas. Michael questionou se houve alguma mudança legal que alterasse a destinação de verbas específicas e pediu mais transparência com a população.
"A principal atração de qualquer evento é o povo e sua alegria. Mas precisamos investir em saúde e educação, porque há pessoas há meses aguardando procedimentos básicos", afirmou. Ele defendeu um debate franco com a sociedade sobre o uso do dinheiro público.
Joaquim Gabriel cobra resposta a projeto que oficializa festa do Riacho Verde
O vereador Joaquim Gabriel (PP) voltou a cobrar uma resposta da gestão municipal quanto ao projeto de lei de sua autoria, que propõe a inclusão da Festa de São João Batista do distrito de Riacho Verde no calendário oficial de eventos do município. O projeto foi protocolado em junho de 2025 e, segundo o parlamentar, até o momento não houve manifestação por parte do Executivo.
Joaquim defendeu que a oficialização valoriza a cultura local, movimenta a economia e dá respaldo institucional ao evento. Ele também solicitou que seja cumprida a lei que criou a comenda "Líderes Comunitários Zé Frutuoso (Zé Preto)", homenageando personalidades comunitárias da cidade.
Otoniel Júnior destaca conquistas e participação em curso da OEA
O vereador Otoniel Júnior (PSD) anunciou a conquista de melhorias na iluminação pública no trecho que liga o bairro Sanharol à área do Parque de Vaquejada, fruto de articulação com o DNIT, por meio do prefeito Flavinho, que esteve no órgão, com o superintendente Williams Almeida, agradecendo pessoalmente pela obra realizada.
Ele também informou que foi aprovado para participar de um curso promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em São Paulo, nos dias 6 e 7 de fevereiro. O curso tratará de gestão pública e relações institucionais, e será realizado sem qualquer custo para o município.
Frutuoso defende ações no distrito de Vacaria e combate a desinformação
O vereador Frutuoso (MDB) usou seu pronunciamento para rebater informações falsas veiculadas em redes sociais sobre sua atuação política. Ele ressaltou seu compromisso com o distrito de Ibicatu e destacou conquistas como a reforma da escola da comunidade de Vacaria e uma emenda destinada à construção de uma passagem molhada, articulada junto ao deputado André Figueiredo (PDT).
O parlamentar também pediu à Secretaria de Obras que intervenha no bairro Rosinha, onde moradores relataram problemas de esgoto invadindo residências. Frutuoso confirmou que está no grupo situacionista e qualquer mudança e decisão que venha a tomar, ele mesmo comunica.
Marcelo Fledson relata visita de deputado e reforça propostas para agricultura e mobilidade
O vereador Marcelo Fledson (PSB) destacou a visita do deputado federal Moses Rodrigues ao município no último sábado. Durante a visita, o parlamentar anunciou a destinação de R$ 1,3 milhão para construção do estádio do Alto dos Andrés, além de já ter encaminhado tratores e recursos para a saúde.
Marcelo também solicitou apoio do deputado para a construção de uma ciclovia entre o Alto dos Andrés e a Vila São Caetano, visando oferecer mais segurança a estudantes e pedestres que circulam no trecho.
Alan Salviano apresenta dados sobre aplicação do Fundeb
O vereador Alan Salviano (MDB) apresentou dados atualizados sobre a aplicação dos recursos do Fundeb no município. Segundo ele, em 2025, Várzea Alegre alcançou o índice de 85,75% de aplicação do fundo, superando o mínimo constitucional de 70%.
O resultado, conforme destacou, possibilitou o pagamento de abono salarial a 1.058 servidores da educação com recursos próprios, sem comprometer a saúde fiscal do município, somando R$ 3,5 milhão. Alan ressaltou que a aplicação eficiente demonstra o compromisso da gestão com a valorização do magistério e a responsabilidade na condução dos recursos da educação. A fala de Alan rebate o que foi dito em reunião anterior pelo vereador Marcelo Fledson, que um município vizinho tinha pago 23 salários mínimos. Alan disse que isso foi possível para poder alcançar a obrigação de investir o mínimo legal de 70% dos recursos, que não havia sido alcançado ainda.
Luiz do Conselho critica altos cachês e defende prioridades sociais
O vereador Luiz do Conselho (PSB) fez coro às falas sobre os gastos com festas, criticando os valores elevados cobrados por artistas durante o Carnaval e o São João. Ele defendeu que os gestores públicos priorizem áreas como saúde, assistência a pessoas com autismo e pacientes com doenças crônicas como a fibromialgia.
Luiz parabenizou o movimento de prefeitos e associações estaduais que estão revendo os custos com eventos e buscando formas mais sustentáveis de promover a cultura sem comprometer os cofres públicos. "O município tem outras prioridades. É hora de rever, estudar e agir com responsabilidade", concluiu.
Foto: Fábio Oliveira
Há 1 dias
Há 1 dias
Há 1 dias
Há 1 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?